Sabendo que o PIBID proporciona a formação de docentes em nível superior para a educação básica, e contribui para a articulação entre a teoria e a prática pedagógico, este trabalho apresenta um relato de experiência, baseando-se nas atividades desenvolvidas no projeto Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco, apresentando sobretudo as contribuições que a prática de produção do gênero resenha crítica traz para o ensino de língua. Através de uma sequência de atividades que visa o uso às práticas e comunicações sociais é importante destacar a concordância do trabalho desenvolvido com o que orientam os documentos oficiais, quando falam sobre a relevância de se trabalhar com a linguagem em sala de aula através de competências, apresentadas nos PCN’s. Uma dessas competências apresentadas pelo documento direciona-se à prática de produção textual, principal tema deste artigo. O corpus do artigo é formado pelo relato de aulas referente à sequência trabalhada entre julho e setembro, trabalho desenvolvido a partir da temática “As várias faces de uma mesmo universo”, que abrangeu os conteúdos de figura de linguagem, gênero panfleto e gênero resenha crítica, trabalho este realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo. Eixos organizadores das atividades de Língua Portuguesa no Ensino Médio propostos pelos OCEM (2006) foram englobados no artigo, dentre eles, atividades de produção escrita e de leitura de textos relativos à temática e ao gênero em questão. O estudo conta com o aporte teórico de alguns autores e documentos, dentre eles: Andrade (1995), Costa-Hübes (2007), Faraco e Mandryk (2008), PCN’s e OCEM.