Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A PRODUÇÃO E CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO COM O GÊNERO RESENHA CRÍTICA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: GÊNERO TEXTUAL, RESENHA CRÍTICA, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10122
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 717
    "inscrito_id" => 143
    "titulo" => "A PRODUÇÃO E CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO COM O GÊNERO RESENHA CRÍTICA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Sabendo que o PIBID proporciona a formação de docentes em nível superior para a educação básica, e contribui para a articulação entre a teoria e a prática pedagógico, este trabalho apresenta um relato de experiência, baseando-se nas atividades desenvolvidas no projeto Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco, apresentando sobretudo as contribuições que a prática de produção do gênero resenha crítica traz para o ensino de língua. Através de uma sequência de atividades que visa o uso às práticas e comunicações sociais é importante destacar a concordância do trabalho desenvolvido com o que orientam os documentos oficiais, quando falam sobre a relevância de se trabalhar com a linguagem em sala de aula através de competências, apresentadas nos PCN’s. Uma dessas competências apresentadas pelo documento direciona-se à prática de produção textual, principal tema deste artigo. O corpus do artigo é formado pelo relato de aulas referente à sequência trabalhada entre julho e setembro, trabalho desenvolvido a partir da temática “As várias faces de uma mesmo universo”, que abrangeu os conteúdos de figura de linguagem, gênero panfleto e gênero resenha crítica, trabalho este realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo. Eixos organizadores das atividades de Língua Portuguesa no Ensino Médio propostos pelos OCEM (2006) foram englobados no artigo, dentre eles, atividades de produção escrita e de leitura de textos relativos à temática e ao gênero em questão. O estudo conta com o aporte teórico de alguns autores e documentos, dentre eles: Andrade (1995), Costa-Hübes (2007), Faraco e Mandryk (2008), PCN’s e OCEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, RESENHA CRÍTICA, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_19_39_04_idinscrito_143_18c929fe546137a9d5e45cce19c813dc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERLANIA ALVES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERLÂNIA"
    "autor_email" => "roberlaniaalves@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10122
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 717
    "inscrito_id" => 143
    "titulo" => "A PRODUÇÃO E CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO COM O GÊNERO RESENHA CRÍTICA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Sabendo que o PIBID proporciona a formação de docentes em nível superior para a educação básica, e contribui para a articulação entre a teoria e a prática pedagógico, este trabalho apresenta um relato de experiência, baseando-se nas atividades desenvolvidas no projeto Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco, apresentando sobretudo as contribuições que a prática de produção do gênero resenha crítica traz para o ensino de língua. Através de uma sequência de atividades que visa o uso às práticas e comunicações sociais é importante destacar a concordância do trabalho desenvolvido com o que orientam os documentos oficiais, quando falam sobre a relevância de se trabalhar com a linguagem em sala de aula através de competências, apresentadas nos PCN’s. Uma dessas competências apresentadas pelo documento direciona-se à prática de produção textual, principal tema deste artigo. O corpus do artigo é formado pelo relato de aulas referente à sequência trabalhada entre julho e setembro, trabalho desenvolvido a partir da temática “As várias faces de uma mesmo universo”, que abrangeu os conteúdos de figura de linguagem, gênero panfleto e gênero resenha crítica, trabalho este realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo. Eixos organizadores das atividades de Língua Portuguesa no Ensino Médio propostos pelos OCEM (2006) foram englobados no artigo, dentre eles, atividades de produção escrita e de leitura de textos relativos à temática e ao gênero em questão. O estudo conta com o aporte teórico de alguns autores e documentos, dentre eles: Andrade (1995), Costa-Hübes (2007), Faraco e Mandryk (2008), PCN’s e OCEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, RESENHA CRÍTICA, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_19_39_04_idinscrito_143_18c929fe546137a9d5e45cce19c813dc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERLANIA ALVES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERLÂNIA"
    "autor_email" => "roberlaniaalves@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Sabendo que o PIBID proporciona a formação de docentes em nível superior para a educação básica, e contribui para a articulação entre a teoria e a prática pedagógico, este trabalho apresenta um relato de experiência, baseando-se nas atividades desenvolvidas no projeto Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco, apresentando sobretudo as contribuições que a prática de produção do gênero resenha crítica traz para o ensino de língua. Através de uma sequência de atividades que visa o uso às práticas e comunicações sociais é importante destacar a concordância do trabalho desenvolvido com o que orientam os documentos oficiais, quando falam sobre a relevância de se trabalhar com a linguagem em sala de aula através de competências, apresentadas nos PCN’s. Uma dessas competências apresentadas pelo documento direciona-se à prática de produção textual, principal tema deste artigo. O corpus do artigo é formado pelo relato de aulas referente à sequência trabalhada entre julho e setembro, trabalho desenvolvido a partir da temática “As várias faces de uma mesmo universo”, que abrangeu os conteúdos de figura de linguagem, gênero panfleto e gênero resenha crítica, trabalho este realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo. Eixos organizadores das atividades de Língua Portuguesa no Ensino Médio propostos pelos OCEM (2006) foram englobados no artigo, dentre eles, atividades de produção escrita e de leitura de textos relativos à temática e ao gênero em questão. O estudo conta com o aporte teórico de alguns autores e documentos, dentre eles: Andrade (1995), Costa-Hübes (2007), Faraco e Mandryk (2008), PCN’s e OCEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.