Este trabalho tem como objetivo expor as atividades exercidas como docente de Língua Portuguesa e professor-supervisor do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, campus VI, na Escola Estadual José Leite de Souza. Com o apoio do PIBID, realizamos um conjunto de ações tendo como objetivo principal, produzir, junto de toda a comunidade escolar, um jornal que pudesse apresentar um conjunto dos mais variados conteúdos, preenchendo plenamente seu papel de objeto de comunicação, sendo fonte primária de informação e entretenimento, espelhando valores e se tornando, assim, um instrumento importante para o leitor se situar e se inserir na vida social e escolar, já que se sabe que a leitura é um processo amplo e que ler não é unicamente interpretar os símbolos gráficos, mas interpretar o mundo em que vivemos. No planejamento e na execução de nossas ações, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de FARIA, Maria Alice de Oliveira (2007; 2013), que apresenta em suas obras importantes contribuições para acerca do jornal escolar e seu desenvolvimento na escola; SMITH, Frank (1999); e FARACO, C. A (1984), cujas reflexões buscam refletir a leitura e a escrita como elementos imperativos no desenvolvimento humano do sujeito.