Nesta pesquisa qualitativa de cunho descritivo-interpretativista de base etnográfica, (MOREIRA e CALEFFE, 2008), temos os seguintes objetivos específicos: (1) identificar em quais situações da prática de ensino a reflexão se manifesta e (2) avaliar como as marcas reflexivas identificadas contribuem para a prática pedagógica futura dos professores em formação inicial. Neste estudo, utilizamos os pressupostos de Zeichner (1993); Nóvoa (1995) e Schön (2000) para embasarmos a prática reflexiva. O contexto da pesquisa é a disciplina Prática de Ensino de Língua Inglesa I, do curso de Letras, de uma universidade pública da cidade de Campina Grande (PB), e os participantes são três professores em formação inicial que cursavam a disciplina no primeiro semestre de 2011. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o relatório da disciplina de PELI-I, entrevistas semi-estruturadas, questionários e notas de campo. Duas formas de reflexão foram encontradas, reflexão compartilhada e reflexão sobre o uso de textos autênticos. Os professores em formação inicial conseguiram refletir e avaliar um ao outro por meio dos aspectos supracitados. Por meio da reflexão compartilhada, os professores em formação inicial puderam refletir sobre as diversas situações que ocorrem em sala de aula, manifestando assim, um posicionamento crítico em relação ao seu desempenho como professores, tendo a oportunidade de refletir sobre o problema, intervindo na ação. Consideramos necessários futuros estudos em que a reflexão possa ser analisada visando outros aspectos que envolvam o seu uso em sala de aula, com o intuito de auxiliar o professor a intervir sobre os problemas que surgem durante a prática docente, ampliando assim, as pesquisas acerca da formação de professores, expandindo os estudos da reflexão para outros contextos como a escola regular.