O presente trabalho trata-se de relatos das contribuições para o ensino de Geografia no ensino médio intercalada por intervenções participativas com parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A partir desse programa que tem o intuito de qualificar a formação docente e consequentemente o processo de aprendizagem, insere-se os graduandos nas escolas públicas como forma de melhorar a relação teoria e prática no espaço escolar. Através da participação dos bolsistas, foi possível promover ações educativas visando contribuir para a formação do educando. Nesse estudo abordamos a importância das contribuições do programa supracitado para a prática de ensino na Geografia, especificamente o ensino médio das escolas públicas, e posteriormente estimulamos a produção e transformação do conhecimento geográfico. Para tal, o referido estudo tem como objetivo permear a reflexão em torno da participação do PIBID para com a formação docente e o processo de aprendizagem da Geografia escolar voltada para o ensino médio da educação básica. Para a consolidação deste, utilizamos em nossa pesquisa relatos de atividades que vieram a retratar os aspectos referentes a ações com a parceria dos graduandos, professores e alunos. Dessa forma, a nossa pesquisa se caracteriza como um estudo empírico, por fazer uso de procedimentos descritivos e exploratórios. Todavia, nossa pesquisa, os sujeitos participantes foram os alunos de quatro turmas do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares Carvalho, uma escola pública localizada na cidade de Guarabira – PB. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, permitiram refletir sobre as intervenções ofertadas no processo de aprendizagem e as práticas de ensino. Portanto, o PIBID consolidou-se com sucesso diante da qualidade apresentada no desempenho dos alunos.