Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

Palavra-chaves: LEITURA., ESCRITA., APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10109
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 437
    "inscrito_id" => 243
    "titulo" => "DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID"
    "resumo" => """
      DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID\r\n
      \r\n
      BARROS, Raquel Pirangi.Graduanda de Pedagogia/ UEPB Bolsista PIBID\r\n
      SANTOS, Ana Maria Felipe.Graduanda de Pedagogia/ UEPB Bolsista PIBID\r\n
      SOUZA, Edilene Marinho de. Graduanda de Pedagogia/ UEPB Bolsista PIBID\r\n
      MATA, Luana da Mata.Graduanda de Pedagogia/ UEPB. Bolsista PIBID\r\n
      VALE, Elisabete Carlos do.Professora da UEPB. Coordenadora de área PIBID\r\n
      \r\n
      Resumo\r\n
      A produção da escrita e a formação de um leitor proficiente, no contexto da maioria das escolas públicas, ainda constitui-se como um dos principais desafios a ser enfrentado pelos professores do ensino fundamental. Pudemos constatar tal aspecto a partir da nossa experiência como bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vivenciada na Escola Municipal Maria José de Carvalho em Campina Grande/PB. A partir de uma observação inicial do cotidiano da sala de aula que nos permitiu um prévio conhecimento das características da turma, percebemos a necessidade de problematizar as produções de escritas e respectivas leituras feitas pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da referida escola. Tendo como referência os elementos captados durante a observação, organizamos o Projeto de intervenção didática: “Ler e criar: para aprender, basta começar” que está em desenvolvimento. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo, refletir sobre as práticas de leitura e escrita experienciadas pelos alunos, a partir do projeto de intervenção didática. \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Leitura. Escrita. Aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "LEITURA., ESCRITA., APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_10_2014_19_23_11_idinscrito_243_c217d4153976c8ca3a95f8b2ebeda36e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL PIRANGI BARROS"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "rpbfjmc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10109
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 437
    "inscrito_id" => 243
    "titulo" => "DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID"
    "resumo" => """
      DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID\r\n
      \r\n
      BARROS, Raquel Pirangi.Graduanda de Pedagogia/ UEPB Bolsista PIBID\r\n
      SANTOS, Ana Maria Felipe.Graduanda de Pedagogia/ UEPB Bolsista PIBID\r\n
      SOUZA, Edilene Marinho de. Graduanda de Pedagogia/ UEPB Bolsista PIBID\r\n
      MATA, Luana da Mata.Graduanda de Pedagogia/ UEPB. Bolsista PIBID\r\n
      VALE, Elisabete Carlos do.Professora da UEPB. Coordenadora de área PIBID\r\n
      \r\n
      Resumo\r\n
      A produção da escrita e a formação de um leitor proficiente, no contexto da maioria das escolas públicas, ainda constitui-se como um dos principais desafios a ser enfrentado pelos professores do ensino fundamental. Pudemos constatar tal aspecto a partir da nossa experiência como bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vivenciada na Escola Municipal Maria José de Carvalho em Campina Grande/PB. A partir de uma observação inicial do cotidiano da sala de aula que nos permitiu um prévio conhecimento das características da turma, percebemos a necessidade de problematizar as produções de escritas e respectivas leituras feitas pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da referida escola. Tendo como referência os elementos captados durante a observação, organizamos o Projeto de intervenção didática: “Ler e criar: para aprender, basta começar” que está em desenvolvimento. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo, refletir sobre as práticas de leitura e escrita experienciadas pelos alunos, a partir do projeto de intervenção didática. \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Leitura. Escrita. Aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "LEITURA., ESCRITA., APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_10_2014_19_23_11_idinscrito_243_c217d4153976c8ca3a95f8b2ebeda36e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL PIRANGI BARROS"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "rpbfjmc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi.Graduanda de Pedagogia/ UEPB Bolsista PIBID SANTOS, Ana Maria Felipe.Graduanda de Pedagogia/ UEPB Bolsista PIBID SOUZA, Edilene Marinho de. Graduanda de Pedagogia/ UEPB Bolsista PIBID MATA, Luana da Mata.Graduanda de Pedagogia/ UEPB. Bolsista PIBID VALE, Elisabete Carlos do.Professora da UEPB. Coordenadora de área PIBID Resumo A produção da escrita e a formação de um leitor proficiente, no contexto da maioria das escolas públicas, ainda constitui-se como um dos principais desafios a ser enfrentado pelos professores do ensino fundamental. Pudemos constatar tal aspecto a partir da nossa experiência como bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vivenciada na Escola Municipal Maria José de Carvalho em Campina Grande/PB. A partir de uma observação inicial do cotidiano da sala de aula que nos permitiu um prévio conhecimento das características da turma, percebemos a necessidade de problematizar as produções de escritas e respectivas leituras feitas pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da referida escola. Tendo como referência os elementos captados durante a observação, organizamos o Projeto de intervenção didática: “Ler e criar: para aprender, basta começar” que está em desenvolvimento. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo, refletir sobre as práticas de leitura e escrita experienciadas pelos alunos, a partir do projeto de intervenção didática. Palavras-chave: Leitura. Escrita. Aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.