Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DISMISTIFICANDO A SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A ELABORAÇÃO PASSO A PASSO DE UMA SD

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ELABORAÇÃO, PASSO A PASSO Comunicação Oral (CO) O PROFESSOR E A PESQUISA
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Atualmente a sequência didática (SD) é um importante instrumento pedagógico no que diz respeito ao ensino de um gênero textual tanto na forma oral como a escrita. Esse gênero busca permitir ao aluno a possibilidade de se expressar de forma eficaz tanto dentro como fora do contexto escolar. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar de forma concisa a elaboração passo a passo de uma sequência didática permitindo aos estudiosos da área acesso rápido a um material eficiente sobre a produção de uma SD. Trata-se de um estudo teórico ancorado em Antunes (2007) que alega que como atividade interativa a língua estrangeira é constituída de mais que gramática pura, há outros elementos constitutivos da língua. Em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que nos da a definição de sequência didática bem como nos auxilia no estudo mais aprofundado das partes que a compõem e suas respectivas funções. E em Marcuski (2008) que trouxe-nos a definição de gênero textual e a analise dos gêneros como a descrição da língua e visão da sociedade, pois os gêneros com sua forma e função circulam de forma abrangente nas atividades culturais e sociais, além da estrutura que a SD segue. Como resultados, observamos que o primeiro passo na elaboração de uma SD é a apresentação do projeto. Nesse momento é feita a escolha do tema, bem como do gênero textual, oral ou escrito, que será trabalhado. O segundo passo é a preparação do conteúdo que será trabalhado. Os alunos deverão ser informados sobre a importância dos conteúdos e com quais irão trabalhar. O terceiro passo é a elaboração dos módulos que consistem no conjunto de atividades que serão desenvolvidas ao longo da SD. O próximo passo é a produção final. Esse é o momento de obtenção dos resultados, para o aluno é o instante de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do processo e para o professor é a hora de avaliação dos pontos alcançados durante a aplicação da SD. Como conclusão afirmamos que a sequência didática auxilia o professor a organizar uma sequência de atividades de forma a tornar sua aula mais dinâmica e eficaz bem como a levar seus alunos a uma propriedade efetiva sobre um gênero textual específico. E que o passo a passo nesse artigo estudado mostra que a SD é pratica e eficaz auxiliando alunos, professores e sociedade de em geral, pois contribui na formação de cidadãos conscientes.

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