Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho visa conhecer como o aluno com Deficiência Visual realiza sua trajetória dentro do Ensino Superior através de uma entrevista com um aluno do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) de Campo Maior-PI. O objetivo geral desse artigo é esclarecer como ocorre o processo formativo do aluno com DV no curso de Pedagogia. Metodologicamente o artigo tem uma abordagem qualitativa-descritiva, utilizando na entrevista a técnica de História Oral, tendo como recortes o Depoimento Pessoal e o Depoimento Biográfico Único, desenvolvendo-se por meio de revisão de literatura de material bibliográfico que trata e/ou relaciona com a temática, destacando-se as contribuições teóricas de Oliveira (2017), Bruno (2022), Bernardi et al (2018), dentre outros. Constatou-se que enquanto legislação há garantias e avanços, mas enquanto sociedade ainda há muito para se conquistar na participação plena do indivíduo com deficiência, inclusive dentro do Ensino Superior, em que o estudante acaba tendo que “integrar-se” ao sistema de Ensino Superior, da mesma forma que a concepção vigente nos anos 1970, e que a responsabilidade do insucesso e dos problemas sociais é atribuida por professores, alunos e sociedade em geral ao próprio deficiente, não assumindose como falha e reprodutora do status quo social.

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