PARÓDIAS MUSICAIS COMO RECURSO METODOLÓGICO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ADOLESCENTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98182 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4683 "inscrito_id" => 19745 "titulo" => "PARÓDIAS MUSICAIS COMO RECURSO METODOLÓGICO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ADOLESCENTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE" "resumo" => "A Alfabetização Científica contribui para o desenvolvimento de vários aspectos sociais, educacionais e psicológicos dos estudantes e da população em geral. Associado a isso, vislumbra-se que a música pode ser usada como um recurso didático-pedagógico eficiente tanto para se trabalhar os componentes curriculares obrigatórios, quanto para a inserção de temáticas diversas, contextualizadas e atuais nas aulas. Com esse intuito, o presente estudo teve o objetivo de refletir sobre a inserção da paródia, como recurso didático, para a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Agenda 2030, e promoção da Alfabetização Científica em adolescentes privados de liberdade. A pesquisa qualitativa e descritiva contou com a participação de cinco adolescentes em situação de privação de liberdade de um Centro Socioeducativo localizado na cidade de Manaus-AM. Foram produzidas três paródias abordando diferentes vertentes do tema proposto e verificado que as participantes demonstraram apresentar os indicadores de Alfabetização Científica: seriação das informações, organização das informações, classificação das informações, raciocínio lógico, raciocínio proporcional, justificativa e explicação. Além disso, foi possível verificar o envolvimento e interesse das participantes na realização da atividade, bem como autonomia, participação ativa, interação e construção de conhecimento. Com isso, denota-se que a proposta de atividade realizada apresenta potencial para ser inserida no ensino de adolescentes em situação de privação de liberdade e pode contribuir significativamente com o processo de ressocialização desse público." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19745_TB4683_18062023205134.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICEIA DE PAULA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MICEIA" "autor_email" => "miceiadipaula@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98182 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4683 "inscrito_id" => 19745 "titulo" => "PARÓDIAS MUSICAIS COMO RECURSO METODOLÓGICO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ADOLESCENTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE" "resumo" => "A Alfabetização Científica contribui para o desenvolvimento de vários aspectos sociais, educacionais e psicológicos dos estudantes e da população em geral. Associado a isso, vislumbra-se que a música pode ser usada como um recurso didático-pedagógico eficiente tanto para se trabalhar os componentes curriculares obrigatórios, quanto para a inserção de temáticas diversas, contextualizadas e atuais nas aulas. Com esse intuito, o presente estudo teve o objetivo de refletir sobre a inserção da paródia, como recurso didático, para a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Agenda 2030, e promoção da Alfabetização Científica em adolescentes privados de liberdade. A pesquisa qualitativa e descritiva contou com a participação de cinco adolescentes em situação de privação de liberdade de um Centro Socioeducativo localizado na cidade de Manaus-AM. Foram produzidas três paródias abordando diferentes vertentes do tema proposto e verificado que as participantes demonstraram apresentar os indicadores de Alfabetização Científica: seriação das informações, organização das informações, classificação das informações, raciocínio lógico, raciocínio proporcional, justificativa e explicação. Além disso, foi possível verificar o envolvimento e interesse das participantes na realização da atividade, bem como autonomia, participação ativa, interação e construção de conhecimento. Com isso, denota-se que a proposta de atividade realizada apresenta potencial para ser inserida no ensino de adolescentes em situação de privação de liberdade e pode contribuir significativamente com o processo de ressocialização desse público." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19745_TB4683_18062023205134.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICEIA DE PAULA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MICEIA" "autor_email" => "miceiadipaula@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }