A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NA SALA DE AULA INVERTIDA ONLINE: UM ESTUDO DE CASO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99335 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6171 "inscrito_id" => 21474 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NA SALA DE AULA INVERTIDA ONLINE: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Objetiva-se apresenta uma experiência docente com metodologias ativas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa numa disciplina obrigatória do curso de Letras de uma instituição pública. Adotou-se, neste trabalho, o estudo de caso para delinear os procedimentos metodológicos e pedagógicos utilizados pela professora pesquisadora na sala de aula online na qual os discentes receberam orientações para a elaborar seus projetos de pesquisa. Como aportes teóricos, buscou-se subsídios em Bakhtin (2011), Gil (2002), Antunes (2002) e BNCC (2017) entre outros estudos sobre a linguagem e as metodologias aplicadas ao ensino. Ressalta-se que este trabalho faz parte de um projeto mais amplo intitulado “Do oral ao escrito e vice-versa: os gêneros textuais orais e escritos, formais e públicos, no ensino de língua portuguesa da Educação Básica” cujo objetivo consiste em estudar e desenvolver práticas de linguagem para o trabalho com o texto na escola, tendo como sujeito de pesquisa o aluno /professor em formação inicial ou continuada atuante na Educação Básica. Nesse trabalho, o sujeito é o aprendiz / professor matriculado em uma disciplina de metodologia do ensino de língua portuguesa cujo propósito consistiu em desenvolver projetos de pesquisa para a conclusão de curso. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que as metodologias ativas, como a sala de aula invertida, favorecem a produção acadêmico-científica e também pedagógica tendo sido elaborados 19 (dezenove) projetos de pesquisa com temáticas direcionadas para o ensino de língua portuguesa na educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21474_TB6171_06072023205223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA CRISTINA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Telma Silva" "autor_email" => "profa.telma@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99335 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6171 "inscrito_id" => 21474 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NA SALA DE AULA INVERTIDA ONLINE: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Objetiva-se apresenta uma experiência docente com metodologias ativas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa numa disciplina obrigatória do curso de Letras de uma instituição pública. Adotou-se, neste trabalho, o estudo de caso para delinear os procedimentos metodológicos e pedagógicos utilizados pela professora pesquisadora na sala de aula online na qual os discentes receberam orientações para a elaborar seus projetos de pesquisa. Como aportes teóricos, buscou-se subsídios em Bakhtin (2011), Gil (2002), Antunes (2002) e BNCC (2017) entre outros estudos sobre a linguagem e as metodologias aplicadas ao ensino. Ressalta-se que este trabalho faz parte de um projeto mais amplo intitulado “Do oral ao escrito e vice-versa: os gêneros textuais orais e escritos, formais e públicos, no ensino de língua portuguesa da Educação Básica” cujo objetivo consiste em estudar e desenvolver práticas de linguagem para o trabalho com o texto na escola, tendo como sujeito de pesquisa o aluno /professor em formação inicial ou continuada atuante na Educação Básica. Nesse trabalho, o sujeito é o aprendiz / professor matriculado em uma disciplina de metodologia do ensino de língua portuguesa cujo propósito consistiu em desenvolver projetos de pesquisa para a conclusão de curso. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que as metodologias ativas, como a sala de aula invertida, favorecem a produção acadêmico-científica e também pedagógica tendo sido elaborados 19 (dezenove) projetos de pesquisa com temáticas direcionadas para o ensino de língua portuguesa na educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21474_TB6171_06072023205223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA CRISTINA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Telma Silva" "autor_email" => "profa.telma@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }