O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS-PACIENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO: RELATOS E DESAFIOS DE UM PROFESSOR NA EDUCAÇÃO HOSPITALAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96353 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2232 "inscrito_id" => 5848 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS-PACIENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO: RELATOS E DESAFIOS DE UM PROFESSOR NA EDUCAÇÃO HOSPITALAR" "resumo" => "Este trabalho apresenta relato de experiência vivida durante as atividades desenvolvidas com alunos/pacientes nas aulas de ciências da Escola Móvel Aluno Específico-EMAE do Instituto de Oncologia Pediátrica – Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer GRAACC-UNIFESP. A relevância dessa temática justifica-se na ideia de que o ensino de Ciências precisa ser planejado para ir além dos conceitos subjetivos de Ciências, avançando para leitura da sua linguagem, compreendendo a sua estrutura sintática e discursiva por meio de atividades práticas e de uma linguagem acessível para uma melhor assimilação dos conteúdos. Tem o intuito de analisar as situações que permeiam o processo de ensino aprendizagem de conceitos em Ciências no ambiente escolar hospitalar, compreendendo o conjunto de características relacionadas com as necessidades, interesses e motivações nesse ambiente. Assim, além dessas atividades, são descritas, também, algumas observações durante as aulas e de como os alunos/pacientes aprendem os conceitos de ciências, apresentando assim como ocorre a aprendizagem dos conceitos durante as aulas ministradas. A área da educação hospitalar vem crescendo ao longo dos anos, mas ainda é muito pequena a quantidade de trabalhos encontrados e referenciais teóricos. Muitos desconhecem a presença de uma “escola”, como a EMAE, dentro de um hospital, até mesmo os próprios profissionais da educação, porém, ela é muito importante e pode produzir bons resultados em consonância ao cenário educacional atual do nosso país. Nesse caso, o ensino de ciências em hospitais se torna mais abrangente, visto que o mesmo acaba assumindo uma característica expressiva, pois crianças e adolescentes hospitalizados se sentem mais curiosos em entender o que são e como estão as suas doenças, instigando assim um debate em como e quais fatores levaram ao adoecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5848_TB2232_19062023220210.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAILSON" "autor_email" => "jailson.silva@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96353 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2232 "inscrito_id" => 5848 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS-PACIENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO: RELATOS E DESAFIOS DE UM PROFESSOR NA EDUCAÇÃO HOSPITALAR" "resumo" => "Este trabalho apresenta relato de experiência vivida durante as atividades desenvolvidas com alunos/pacientes nas aulas de ciências da Escola Móvel Aluno Específico-EMAE do Instituto de Oncologia Pediátrica – Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer GRAACC-UNIFESP. A relevância dessa temática justifica-se na ideia de que o ensino de Ciências precisa ser planejado para ir além dos conceitos subjetivos de Ciências, avançando para leitura da sua linguagem, compreendendo a sua estrutura sintática e discursiva por meio de atividades práticas e de uma linguagem acessível para uma melhor assimilação dos conteúdos. Tem o intuito de analisar as situações que permeiam o processo de ensino aprendizagem de conceitos em Ciências no ambiente escolar hospitalar, compreendendo o conjunto de características relacionadas com as necessidades, interesses e motivações nesse ambiente. Assim, além dessas atividades, são descritas, também, algumas observações durante as aulas e de como os alunos/pacientes aprendem os conceitos de ciências, apresentando assim como ocorre a aprendizagem dos conceitos durante as aulas ministradas. A área da educação hospitalar vem crescendo ao longo dos anos, mas ainda é muito pequena a quantidade de trabalhos encontrados e referenciais teóricos. Muitos desconhecem a presença de uma “escola”, como a EMAE, dentro de um hospital, até mesmo os próprios profissionais da educação, porém, ela é muito importante e pode produzir bons resultados em consonância ao cenário educacional atual do nosso país. Nesse caso, o ensino de ciências em hospitais se torna mais abrangente, visto que o mesmo acaba assumindo uma característica expressiva, pois crianças e adolescentes hospitalizados se sentem mais curiosos em entender o que são e como estão as suas doenças, instigando assim um debate em como e quais fatores levaram ao adoecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5848_TB2232_19062023220210.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAILSON" "autor_email" => "jailson.silva@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }