A presente pesquisa tem como objetivo oportunizar nas formações continuadas na área de linguagem, momentos de estudos e reflexões para os docentes da Rede, assim como sobre como refletir acerca da prática de produção escrita nas escolas e como é abordada no planejamento das aulas de Língua Portuguesa, como atividades, propostas, estratégias e ações para o ensino de produção textual, tomando como base, os resultados evidenciados na avaliação diagnóstica. A intenção da atividade de diagnóstico de escrita foi de identificar as habilidades e objetos de conhecimento sobre um determinado gênero textual adquirido pelos estudantes, conhecer as habilidades potencializadas e as fragilidades. Também, fomentar junto aos docentes, reflexões sobre a prática da produção escrita em situações reais de comunicação; a importância de um planejamento sistemático de ações baseadas na Proposta Pedagógica da Rede em consonância com o contexto de aprendizagem da turma, promovendo atividades que estimulem a escrita, revisão e reescrita de textos mais coesos e coerentes, de forma a acompanhar os avanços dos estudantes no desenvolvimento de suas escritas e construção de seus processos de aprendizagem.