REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DE KARLL POPPER PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98632 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5252 "inscrito_id" => 15849 "titulo" => "REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DE KARLL POPPER PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Karl Raimund Popper foi um filósofo e professor austro-britânico, considerado um dos grandes nomes da filosofia no século XX, responsável pela criação do método hipotético-dedutivo na metodologia científica. O autor austríaco tem como base ideológica o racionalismo crítico a fim de testar hipóteses procurando evidências que as negue, o que leva a uma reflexão sobre em que forma o ensino de ciências se apresenta. Este trabalho é uma reflexão teórica sobre a forma em que o ensino de ciências é introduzido aos estudantes, apresentando-se como uma verdade absoluta e imutável, e em contrapartida, relaciona-se como as teorias de Karl Popper auxiliam no processo de criticidade do aluno ao levar em conta o princípio da falseabilidade das hipóteses. Para o desenvolvimento do artigo foi realizado uma revisão bibliográfica e para esse fim a metodologia utilizada foi uma revisão narrativa sobre o filósofo com aprofundamento na epistemologia envolvida no método hipotético-dedutivo, bem como referenciações sobre a abordagem de ciência nos ambientes escolares. Como resultado, ao introduzir o ensino de ciências, como acabada e irrefutável leva a uma limitação das habilidades cognitivas dos alunos. As descobertas que surgem após o questionamento de veracidade delas é fundamental para o entendimento e interesse dos alunos quanto ao estudo das ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15849_TB5252_09122023211334.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE MARIA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "TATIANE" "autor_email" => "tatiane.nascimento@aluno." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98632 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5252 "inscrito_id" => 15849 "titulo" => "REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DE KARLL POPPER PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Karl Raimund Popper foi um filósofo e professor austro-britânico, considerado um dos grandes nomes da filosofia no século XX, responsável pela criação do método hipotético-dedutivo na metodologia científica. O autor austríaco tem como base ideológica o racionalismo crítico a fim de testar hipóteses procurando evidências que as negue, o que leva a uma reflexão sobre em que forma o ensino de ciências se apresenta. Este trabalho é uma reflexão teórica sobre a forma em que o ensino de ciências é introduzido aos estudantes, apresentando-se como uma verdade absoluta e imutável, e em contrapartida, relaciona-se como as teorias de Karl Popper auxiliam no processo de criticidade do aluno ao levar em conta o princípio da falseabilidade das hipóteses. Para o desenvolvimento do artigo foi realizado uma revisão bibliográfica e para esse fim a metodologia utilizada foi uma revisão narrativa sobre o filósofo com aprofundamento na epistemologia envolvida no método hipotético-dedutivo, bem como referenciações sobre a abordagem de ciência nos ambientes escolares. Como resultado, ao introduzir o ensino de ciências, como acabada e irrefutável leva a uma limitação das habilidades cognitivas dos alunos. As descobertas que surgem após o questionamento de veracidade delas é fundamental para o entendimento e interesse dos alunos quanto ao estudo das ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15849_TB5252_09122023211334.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE MARIA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "TATIANE" "autor_email" => "tatiane.nascimento@aluno." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }