AVALIAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO CARNAVAL NA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99152 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5935 "inscrito_id" => 16453 "titulo" => "AVALIAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO CARNAVAL NA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: Os projetos de intervenção incentivam a aprendizagem ativa, na qual os estudantes são protagonistas do seu próprio processo de aprendizado. Eles são envolvidos em investigações, pesquisas, tomada de decisões e resolução de problemas reais. Esse tipo de abordagem promove a curiosidade, a autonomia e a responsabilidade dos alunos, tornando-os participantes ativos nesse desenvolvimento. OBJETIVOS: Relatar uma experiência vivenciada na disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão - UFPE. O foco do projeto foi a realização de uma proposta de intervenção com o intuito de quantificar o lixo proveniente das festividades carnavalescas e desenvolver estratégias para lidar com esse problema por meio da reutilização e reciclagem desses materiais. METODOLOGIA: Foi realizada uma busca na literatura no período entre 10 de janeiro a 24 de abril de 2023, através das bases de dados: Periódicos Capes, SciELO e Google Scholar, seguindo as seguintes etapas: seleção de estudos; extração de informação; análise dos dados e síntese dos resultados. Em paralelo a essa pesquisa, sondou-se formas de reaproveitar esses materiais descartados na criação de ferramentas didáticas para o ensino de biologia. RESULTADO: Foram constatados índices de descarte de resíduos que podem exceder 3.000 toneladas durante esse período em algumas regiões do Brasil. Adicionalmente, procedeu-se à identificação dos materiais mais frequentemente descartados e ao estabelecimento do tempo necessário para sua degradação natural, visando avaliar seu impacto no ambiente. Por fim, foram examinadas alternativas para a reutilização dos referidos materiais, contribuindo para o desenvolvimento de recursos pedagógicos destinados ao ensino de biologia. CONCLUSÃO: Por meio deste projeto de intervenção, apurou-se a quantidade de lixo produzido durante o carnaval, seu impacto ao meio ambiente, bem como desenvolveu-se maneiras de reaproveitar parte desse descarte com a criação de ferramentas didáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16453_TB5935_10122023233626.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS HENRIQUE RAMOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheus.hrsantos2@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99152 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5935 "inscrito_id" => 16453 "titulo" => "AVALIAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO CARNAVAL NA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: Os projetos de intervenção incentivam a aprendizagem ativa, na qual os estudantes são protagonistas do seu próprio processo de aprendizado. Eles são envolvidos em investigações, pesquisas, tomada de decisões e resolução de problemas reais. Esse tipo de abordagem promove a curiosidade, a autonomia e a responsabilidade dos alunos, tornando-os participantes ativos nesse desenvolvimento. OBJETIVOS: Relatar uma experiência vivenciada na disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão - UFPE. O foco do projeto foi a realização de uma proposta de intervenção com o intuito de quantificar o lixo proveniente das festividades carnavalescas e desenvolver estratégias para lidar com esse problema por meio da reutilização e reciclagem desses materiais. METODOLOGIA: Foi realizada uma busca na literatura no período entre 10 de janeiro a 24 de abril de 2023, através das bases de dados: Periódicos Capes, SciELO e Google Scholar, seguindo as seguintes etapas: seleção de estudos; extração de informação; análise dos dados e síntese dos resultados. Em paralelo a essa pesquisa, sondou-se formas de reaproveitar esses materiais descartados na criação de ferramentas didáticas para o ensino de biologia. RESULTADO: Foram constatados índices de descarte de resíduos que podem exceder 3.000 toneladas durante esse período em algumas regiões do Brasil. Adicionalmente, procedeu-se à identificação dos materiais mais frequentemente descartados e ao estabelecimento do tempo necessário para sua degradação natural, visando avaliar seu impacto no ambiente. Por fim, foram examinadas alternativas para a reutilização dos referidos materiais, contribuindo para o desenvolvimento de recursos pedagógicos destinados ao ensino de biologia. CONCLUSÃO: Por meio deste projeto de intervenção, apurou-se a quantidade de lixo produzido durante o carnaval, seu impacto ao meio ambiente, bem como desenvolveu-se maneiras de reaproveitar parte desse descarte com a criação de ferramentas didáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16453_TB5935_10122023233626.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS HENRIQUE RAMOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheus.hrsantos2@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }