Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRANCHAS DE EMBRIOLOGIA BÁSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE APRENDIZADO ÀS AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97875
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4303
    "inscrito_id" => 18261
    "titulo" => "PRANCHAS DE EMBRIOLOGIA BÁSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE APRENDIZADO ÀS AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "A disciplina de Embriologia Básica do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato - Ceará dispõe, em 2023, de um laminário, referente ao desenvolvimento embrionário em modelo mamífero (murino), utilizadas nas aulas práticas. Porém, a necessidade por novos e alternativos recursos pedagógicos junto ao interesse dos estudantes, motivaram a elaboração e execução do projeto intitulado “Pranchas: pra que te quero?”. Assim, o projeto teve como objetivos produzir pranchas com imagens do desenvolvimento embrionário e promover a facilitação do aprendizado. Neste contexto, aplicou-se um questionário estruturado composto de 10 perguntas visando uma sondagem sobre questões pertinentes à produção e uso de modelo didático durante as aulas práticas. Em adição e, durante a segunda etapa do projeto, 30 lâminas histológicas, coradas com Hematoxilina e Eosina (HE), Azul de Toluidina das diferentes áreas e etapas do desenvolvimento embrionário foram utilizadas para elaboração das pranchas. Dessa forma, usou-se microscópio óptico Leica® modelo DM500 com câmera Leica® modelo EC3 acoplado ao computador e o software Leica® Application Suite (LAS) EZ para os registros fotomicrográficos, armazenamento, avaliação qualitativa por observação especializada, interpretações das imagens, impressões de alta qualidade em papel fotográfico e plastificação do material para testagem. Após o término do semestre, 40 estudantes responderam ao questionário estruturado, onde 100% afirmaram que o modelo didático facilitou o aprendizado, além de ter melhorado a socialização de saberes entre os estudantes e com o professor. Conclui-se que a produção e uso de recursos pedagógicos, a exemplo das pranchas, da disciplina de Embriologia básica servirão como ferramentas eficazes para o aprendizado dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18261_TB4303_15062023121254.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÉCIO LEONE DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Lécio Almeida"
    "autor_email" => "lecio_leone@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97875
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4303
    "inscrito_id" => 18261
    "titulo" => "PRANCHAS DE EMBRIOLOGIA BÁSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE APRENDIZADO ÀS AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "A disciplina de Embriologia Básica do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato - Ceará dispõe, em 2023, de um laminário, referente ao desenvolvimento embrionário em modelo mamífero (murino), utilizadas nas aulas práticas. Porém, a necessidade por novos e alternativos recursos pedagógicos junto ao interesse dos estudantes, motivaram a elaboração e execução do projeto intitulado “Pranchas: pra que te quero?”. Assim, o projeto teve como objetivos produzir pranchas com imagens do desenvolvimento embrionário e promover a facilitação do aprendizado. Neste contexto, aplicou-se um questionário estruturado composto de 10 perguntas visando uma sondagem sobre questões pertinentes à produção e uso de modelo didático durante as aulas práticas. Em adição e, durante a segunda etapa do projeto, 30 lâminas histológicas, coradas com Hematoxilina e Eosina (HE), Azul de Toluidina das diferentes áreas e etapas do desenvolvimento embrionário foram utilizadas para elaboração das pranchas. Dessa forma, usou-se microscópio óptico Leica® modelo DM500 com câmera Leica® modelo EC3 acoplado ao computador e o software Leica® Application Suite (LAS) EZ para os registros fotomicrográficos, armazenamento, avaliação qualitativa por observação especializada, interpretações das imagens, impressões de alta qualidade em papel fotográfico e plastificação do material para testagem. Após o término do semestre, 40 estudantes responderam ao questionário estruturado, onde 100% afirmaram que o modelo didático facilitou o aprendizado, além de ter melhorado a socialização de saberes entre os estudantes e com o professor. Conclui-se que a produção e uso de recursos pedagógicos, a exemplo das pranchas, da disciplina de Embriologia básica servirão como ferramentas eficazes para o aprendizado dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18261_TB4303_15062023121254.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÉCIO LEONE DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Lécio Almeida"
    "autor_email" => "lecio_leone@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A disciplina de Embriologia Básica do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato - Ceará dispõe, em 2023, de um laminário, referente ao desenvolvimento embrionário em modelo mamífero (murino), utilizadas nas aulas práticas. Porém, a necessidade por novos e alternativos recursos pedagógicos junto ao interesse dos estudantes, motivaram a elaboração e execução do projeto intitulado “Pranchas: pra que te quero?”. Assim, o projeto teve como objetivos produzir pranchas com imagens do desenvolvimento embrionário e promover a facilitação do aprendizado. Neste contexto, aplicou-se um questionário estruturado composto de 10 perguntas visando uma sondagem sobre questões pertinentes à produção e uso de modelo didático durante as aulas práticas. Em adição e, durante a segunda etapa do projeto, 30 lâminas histológicas, coradas com Hematoxilina e Eosina (HE), Azul de Toluidina das diferentes áreas e etapas do desenvolvimento embrionário foram utilizadas para elaboração das pranchas. Dessa forma, usou-se microscópio óptico Leica® modelo DM500 com câmera Leica® modelo EC3 acoplado ao computador e o software Leica® Application Suite (LAS) EZ para os registros fotomicrográficos, armazenamento, avaliação qualitativa por observação especializada, interpretações das imagens, impressões de alta qualidade em papel fotográfico e plastificação do material para testagem. Após o término do semestre, 40 estudantes responderam ao questionário estruturado, onde 100% afirmaram que o modelo didático facilitou o aprendizado, além de ter melhorado a socialização de saberes entre os estudantes e com o professor. Conclui-se que a produção e uso de recursos pedagógicos, a exemplo das pranchas, da disciplina de Embriologia básica servirão como ferramentas eficazes para o aprendizado dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.