A disciplina de Embriologia Básica do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato - Ceará dispõe, em 2023, de um laminário, referente ao desenvolvimento embrionário em modelo mamífero (murino), utilizadas nas aulas práticas. Porém, a necessidade por novos e alternativos recursos pedagógicos junto ao interesse dos estudantes, motivaram a elaboração e execução do projeto intitulado “Pranchas: pra que te quero?”. Assim, o projeto teve como objetivos produzir pranchas com imagens do desenvolvimento embrionário e promover a facilitação do aprendizado. Neste contexto, aplicou-se um questionário estruturado composto de 10 perguntas visando uma sondagem sobre questões pertinentes à produção e uso de modelo didático durante as aulas práticas. Em adição e, durante a segunda etapa do projeto, 30 lâminas histológicas, coradas com Hematoxilina e Eosina (HE), Azul de Toluidina das diferentes áreas e etapas do desenvolvimento embrionário foram utilizadas para elaboração das pranchas. Dessa forma, usou-se microscópio óptico Leica® modelo DM500 com câmera Leica® modelo EC3 acoplado ao computador e o software Leica® Application Suite (LAS) EZ para os registros fotomicrográficos, armazenamento, avaliação qualitativa por observação especializada, interpretações das imagens, impressões de alta qualidade em papel fotográfico e plastificação do material para testagem. Após o término do semestre, 40 estudantes responderam ao questionário estruturado, onde 100% afirmaram que o modelo didático facilitou o aprendizado, além de ter melhorado a socialização de saberes entre os estudantes e com o professor. Conclui-se que a produção e uso de recursos pedagógicos, a exemplo das pranchas, da disciplina de Embriologia básica servirão como ferramentas eficazes para o aprendizado dos estudantes.