Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BASE NA LEI 10639/2003: UM OLHAR REFLEXIVO

Palavra-chaves: LEI 10639/2003, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Pôster (PO) O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

RESUMOIntrodução – Como educadores temos a responsabilidade de reavaliar a nossa formação diagnosticando as mudanças necessárias em nossa prática pedagógica. O cumprimento dessas parcelas de responsabilidades são essenciais e estão fortemente interligadas quando trata-se do processo de formação infantil e compreender a escola como um espaço de construção coletiva. Muitos avanços aconteceram no ensino básico no que se refere ao estudo das temáticas afro após a aprovação da Lei 10.639/03. Nesse contexto sabemos que a educação esta articulada com diversas leis, por outro lado ainda encontramos muitos desafios para a aplicação efetiva da lei e alguns deles estão relacionados a escolha do material a ser trabalhado em sala, as novas metodologias nas práticas de ensino e principalmente o despreparo e a dificuldade do professor no processo ensino-aprendizagem para trabalhar com as temáticas Afro-Brasileira. O presente estudo situa-se no âmbito educacional a respeito da inserção das temáticas culturais, as práticas pedagógicas e principalmente a dificuldade no cumprimento da lei que não são diagnosticadas de fato como devem ser. Objetivo – Este trabalho tem como objetivo discutir as novas metodologias como proposta na desconstrução do preconceito na escola reavaliando a formação do educador, tendo em vista que os profissionais precisam assumir sua continuada formação, investigaremos as práticas pedagógicas, projetos educacionais utilizados na educação básica que propicie melhorias ao desenvolvimento da qualidade educacional mudando a mentalidade preconceituosa e superando as desigualdades raciais. Metodologia – A proposta metodológica para desenvolvimento desta pesquisa é através da abordagem qualitativa, dividida em dois momentos: a princípio será feito uma pesquisa bibliográfica, para a nossa fundamentação teórica, que a partir de materiais já coletado temos a convicção que a informação sobre o assunto é reconhecida cientificamente. Em seguida será feita uma pesquisa exploratória que irá esclarecer fatos com o propósito de criar uma intimidade com o problema tornando-o mais claro para a concretização do objetivo almejado. Resultados e Conclusão – Dessa forma o resultado desta pesquisa, ainda em andamento, busca considerar a cultura e a história afro-brasileira como encaixe para educação, desconstruindo, desnaturalizando a mentalidade preconceituosa e conscientizando os profissionais da educação, ou seja, aos professores darem o primeiro passo para que a parceria entre escola e a construção da identidade cultural possa acontecer de forma efetiva e coletiva para a valorização e respeito da diversidade no ambiente educacional..Palavras-chave: Lei 10639/2003, Formação Docente, Temática Afro-brasileira, Práticas Pedagógicas.

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