O principal objetivo deste artigo é aprofundar estudos sobre as consequências que a violência na escola traz para a aprendizagem das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para realização deste estudo, elencamos três objetivos específicos: (i) identificar os fatores que desencadeiam essa violência dentro do ambiente escolar;(ii) conhecer o que leva a criança a ter uma atitude violenta;(iii) analisar a violência escolar como sendo um problema que está presente no cotidiano das escolas. Podemos perceber que a violência dentro da escola, vai muito além do que conhecemos, é um problema que ultrapassa os muros da escola e se insere como um fator que atinge de diversas formas o meio social. A violência dentro do ambiente escolar vem tomando proporções significativas, justamente na fase em que a criança está formando sua personalidade e aprendendo a conviver com pessoas de diferentes classes sociais, costumes e religiões. Os motivos que levam a essa violência são diversos e com consequências grandiosas, pois na aprendizagem e no desenvolvimento intelectual da criança é necessário que todos os fatores internos e externos sejam levados em consideração. Este abuso é resultante de diversos fatores, muitas vezes nem a família, nem a escola conseguem compreender o que acontece com a criança que se demonstra agressiva e intolerante. Esta violência acontece muitas vezes de forma imperceptível aos olhos de quem está de fora. Mas a vítima sofre todos os impactos físicos e principalmente emocionais. Como recurso metodológico, utilizamos de uma pesquisa bibliográfica, partindo das ideias de alguns autores como: AQUINO (2002), ROSA (2010), AZEVEDO (2006). O nosso principal intuito com esta pesquisa é contribuir e ajudar as escolas a identificarem os elementos que envolvem esta problemática, e buscar melhores soluções para a questão abordada, além de ampliar nosso conhecimento acadêmico. O espaço escolar tem o compromisso de formar cidadãos autônomos e conscientes do seu papel na sociedade. Sendo assim, é importante que a família e a escola estejam atentas a visíveis problemas e ao comportamento das crianças, para que possam detectar se as mesmas estão ou não, sendo vítima de violência dentro da escola. Essa violência deve ser coibida, antes que a situação se agrave e se torne irremediável. Dessa forma, percebemos quanto esta pesquisa é significativa para a educação em todos os seus aspectos, principalmente, porque é na escola que a criança se descobre como parte integrante de uma sociedade.