Este artigo expressa as análises vivenciadas e efetivadas no contexto das experiências adquiridas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, fundamentado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizado em Campina Grande-PB. Tendo como principal objetivo, observado mediante as experiências empíricas, inserir o estudo da geografia física, através do tema solos, possibilitando a compreensão da geografia física no âmbito escolar, intercalando as temáticas abordadas como o lugar de desenvolvimento do aluno, criando uma ponte entre a escala geral e a local, Através de situações em que o aluno sinta-se tentado pelas orientações curriculares e atividades que possibilitem a praticidade do tema estudado, estimulando a pesquisa e a compreensão. A proposta trabalhada, materializou-se junto a escola São Sebastião no bairro alto branco, nas turmas do 1º A, Médio. A proposta elaborada possibilitou averiguar a realidade das turmas em questão, e contribuir com novas fórmulas de ensino, levando em consideração o lugar de desenvolvimento dos alunos que detém o DNA do pertencimento, possibilitando os mesmos a buscarem entender, o espaço a partir do seu espaço, contribuindo para compreensão das transformações e manifestações que os cercam. O presente trabalho propôs a relação entre teoria e prática, buscando compreender a importância dos solos na construção das sociedades e na finalização do ensino médio a partir de conteúdos geográficos espaciais. A metodologia utilizada, inicialmente trabalhou a influencia dos solos na construção e organização das sociedades, posteriormente aplicou-se questionário investigativo com intuito de averiguar o quão de conhecimento os mesmos apresentam sobre o tema proposto, seguido de aulas teóricas sobre solos, identificando sua formação, as características advindas de cada tipo de solo, sua morfológicas, mudanças estruturais e principalmente suas utilidades praticas. Os resultados obtidos, foram satisfatórios, a partir do projeto aplicado, constatou-se o ideal crítico dos discentes possibilitando os mesmos a identificarem a importância da preservação dos solos, além de compreender o real papel da disciplina Geografia ao interligar as varias escalas e atribuir relações entre as localidades, configurando característica a cada espaço, entendendo que cada local é único, manifestando-se de diferentes formas em contextos históricos espaciais diferentes.