O presente trabalho visa expor nossas experiências como bolsistas do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, campus VI, em uma das escolas da rede pública de ensino da cidade de Monteiro. Nossas intervenções partiram de uma proposta já em execução pelo professor-supervisor vinculado ao PIBID, o qual começara, no ano anterior, a realizar um conjunto de atividades envolvendo práticas de leitura e escrita com uma turma de onze alunos ligados ao projeto “Escritores do Futuro”. Esse projeto tem como objetivo contribuir para a formação de seus envolvidos de forma que eles se tornem sujeitos que sabem se valer da escrita e da leitura como práticas necessárias à vida em sociedades letradas como a nossa. Inserindo-nos no interior de tal projeto, passamos a auxiliar o referido professor realizando atividades de leitura e de escrita com vistas ao letramento dos alunos integrantes do projeto “Escritores do Futuro”. O presente trabalho trata, portanto, de como foram nossas intervenções durante um conjunto de encontros em que trabalhamos com a leitura de contos de Machado de Assis para, em seguida, estudarmos e produzirmos, a partir desses contos, o gênero roteiro cinematográfico. No planejamento e na execução de nossas ações, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de Antunes (2003), Evangelista et. al., (2008); Kleiman (1993; 1995) e Scribner; Cole (1981), cujas reflexões procuram pensar a leitura e a escrita como componentes imprescindíveis na formação humana do sujeito.