SACOLA VIAJANTE: DIREITO À LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96078 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1872 "inscrito_id" => 12052 "titulo" => "SACOLA VIAJANTE: DIREITO À LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A leitura é vista como o fator principal para a formação do ser humano, fazendo parte de um processo gradual. A escola como principal gestora e formadora, desde muito cedo contribui para que o aluno seja inserido na prática leitora, no entanto, para desenvolver esse hábito são necessárias estratégias. O ciclo de alfabetização é a fase escolar em que os alunos passam a enxergar o mundo com outros olhos, é por meio da fantasia, da contação de histórias que as crianças veem que a leitura, juntamente com a escrita, pode ser mágica. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as contribuições que o projeto "Sacola viajante" teve no estímulo à leitura e construção da escrita literária em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental I. A pesquisa que o origina foi desenvolvida no município de Ipueiras-Ce, no período de abril a dezembro do ano de 2022. A metodologia adotada se caracteriza por uma natureza qualitativa, com presença participativa no campo do seu desenvolvimento, e envolveu 22 estudantes e vinte duas famílias. Direito à educação e território educativo além muros da escolas são concepções que colaboram na análise e interpretação dos dados. O argumento que perpassa o texto é que o processo de ensino e aprendizagem articulado à promoção da escrita e da leitura no seio das famílias torna-se uma ferramenta pedagógica que contribuiu para a efetivação do direito à educação, especialmente por desencadear o movimento da interatividade. Conclui-se que essa sistemática contribuiu para o entendimento de que a leitura e a escrita devem ser priorizadas durante o ciclo de alfabetização para que os alunos desenvolvam competência leitora, além de cooperar para o despertar do prazer pela leitura e escrita na criança e a sensibilização das famílias no tocante à importância do incentivo à literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12052_TB1872_06122023091449.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA SAMPAIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anasampaio.santos@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96078 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1872 "inscrito_id" => 12052 "titulo" => "SACOLA VIAJANTE: DIREITO À LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A leitura é vista como o fator principal para a formação do ser humano, fazendo parte de um processo gradual. A escola como principal gestora e formadora, desde muito cedo contribui para que o aluno seja inserido na prática leitora, no entanto, para desenvolver esse hábito são necessárias estratégias. O ciclo de alfabetização é a fase escolar em que os alunos passam a enxergar o mundo com outros olhos, é por meio da fantasia, da contação de histórias que as crianças veem que a leitura, juntamente com a escrita, pode ser mágica. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as contribuições que o projeto "Sacola viajante" teve no estímulo à leitura e construção da escrita literária em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental I. A pesquisa que o origina foi desenvolvida no município de Ipueiras-Ce, no período de abril a dezembro do ano de 2022. A metodologia adotada se caracteriza por uma natureza qualitativa, com presença participativa no campo do seu desenvolvimento, e envolveu 22 estudantes e vinte duas famílias. Direito à educação e território educativo além muros da escolas são concepções que colaboram na análise e interpretação dos dados. O argumento que perpassa o texto é que o processo de ensino e aprendizagem articulado à promoção da escrita e da leitura no seio das famílias torna-se uma ferramenta pedagógica que contribuiu para a efetivação do direito à educação, especialmente por desencadear o movimento da interatividade. Conclui-se que essa sistemática contribuiu para o entendimento de que a leitura e a escrita devem ser priorizadas durante o ciclo de alfabetização para que os alunos desenvolvam competência leitora, além de cooperar para o despertar do prazer pela leitura e escrita na criança e a sensibilização das famílias no tocante à importância do incentivo à literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12052_TB1872_06122023091449.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA SAMPAIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anasampaio.santos@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }