Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DOS LABORATÓRIOS MAKERS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTES ESCOLARES: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO MAKER NO IFRN - IPANGUAÇU

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100351
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7532
    "inscrito_id" => 21927
    "titulo" => "USO DOS LABORATÓRIOS MAKERS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTES ESCOLARES: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO MAKER NO IFRN - IPANGUAÇU"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo investigar o uso dos laboratórios makers em ambientes escolares como uma abordagem inovadora no processo de ensino e aprendizagem. Os laboratórios makers são ambientes dedicados à criação, inovação, prototipagem e resolução de problemas, onde os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos teóricos no desenvolvimento de habilidades práticas e projetos criativos, através de metodologias ativas. A pesquisa tem como objetivo identificar e compreender as contribuições dos laboratórios makers no ambiente escolar na aprendizagem, inovação, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe dos alunos através de metodologias como a aprendizagem baseada em projetos. A metodologia consiste no levantamento de referências acadêmicas sobre a cultura maker e seus impactos bem como na combinação de métodos quantitativos e qualitativos para a coleta e análise de dados. Serão realizados questionários e entrevistas com professores e alunos para obter as percepções sobre a experiência no uso dos laboratórios makers e também serão identificados exemplos bem-sucedidos de implantação de laboratórios makers nas escolas da Região do Vale do Açu (RN). Por fim, espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam para a compreensão do uso dos laboratórios maker no ambiente escolar, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem e na ajuda de tomadas de decisões pedagógicas e educacionais para melhorar o ensino. Além disso, deseja-se que essa pesquisa incentive a disseminação desses ambientes inovadores e criativos, centrados no aluno e na resolução de problemas no mundo real."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21927_TB7532_20062023232621.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO FONSECA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "Carlos Fonseca"
    "autor_email" => "carlinhoseduardo2005@gmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100351
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7532
    "inscrito_id" => 21927
    "titulo" => "USO DOS LABORATÓRIOS MAKERS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTES ESCOLARES: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO MAKER NO IFRN - IPANGUAÇU"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo investigar o uso dos laboratórios makers em ambientes escolares como uma abordagem inovadora no processo de ensino e aprendizagem. Os laboratórios makers são ambientes dedicados à criação, inovação, prototipagem e resolução de problemas, onde os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos teóricos no desenvolvimento de habilidades práticas e projetos criativos, através de metodologias ativas. A pesquisa tem como objetivo identificar e compreender as contribuições dos laboratórios makers no ambiente escolar na aprendizagem, inovação, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe dos alunos através de metodologias como a aprendizagem baseada em projetos. A metodologia consiste no levantamento de referências acadêmicas sobre a cultura maker e seus impactos bem como na combinação de métodos quantitativos e qualitativos para a coleta e análise de dados. Serão realizados questionários e entrevistas com professores e alunos para obter as percepções sobre a experiência no uso dos laboratórios makers e também serão identificados exemplos bem-sucedidos de implantação de laboratórios makers nas escolas da Região do Vale do Açu (RN). Por fim, espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam para a compreensão do uso dos laboratórios maker no ambiente escolar, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem e na ajuda de tomadas de decisões pedagógicas e educacionais para melhorar o ensino. Além disso, deseja-se que essa pesquisa incentive a disseminação desses ambientes inovadores e criativos, centrados no aluno e na resolução de problemas no mundo real."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21927_TB7532_20062023232621.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO FONSECA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "Carlos Fonseca"
    "autor_email" => "carlinhoseduardo2005@gmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo investigar o uso dos laboratórios makers em ambientes escolares como uma abordagem inovadora no processo de ensino e aprendizagem. Os laboratórios makers são ambientes dedicados à criação, inovação, prototipagem e resolução de problemas, onde os alunos têm a oportunidade de aplicar conceitos teóricos no desenvolvimento de habilidades práticas e projetos criativos, através de metodologias ativas. A pesquisa tem como objetivo identificar e compreender as contribuições dos laboratórios makers no ambiente escolar na aprendizagem, inovação, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe dos alunos através de metodologias como a aprendizagem baseada em projetos. A metodologia consiste no levantamento de referências acadêmicas sobre a cultura maker e seus impactos bem como na combinação de métodos quantitativos e qualitativos para a coleta e análise de dados. Serão realizados questionários e entrevistas com professores e alunos para obter as percepções sobre a experiência no uso dos laboratórios makers e também serão identificados exemplos bem-sucedidos de implantação de laboratórios makers nas escolas da Região do Vale do Açu (RN). Por fim, espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam para a compreensão do uso dos laboratórios maker no ambiente escolar, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem e na ajuda de tomadas de decisões pedagógicas e educacionais para melhorar o ensino. Além disso, deseja-se que essa pesquisa incentive a disseminação desses ambientes inovadores e criativos, centrados no aluno e na resolução de problemas no mundo real.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.