METODOLOGIAS ATIVAS: UTILIZAÇÃO DO PADLET PARA DINAMIZAR AS AULAS DE QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101024 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8672 "inscrito_id" => 25396 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: UTILIZAÇÃO DO PADLET PARA DINAMIZAR AS AULAS DE QUÍMICA" "resumo" => "A educação perpassa periodicamente por mudanças na busca para atender as demandas geradas pela sociedade. Nesta perspectiva, novas abordagens metodológicas têm surgido e vêm sendo empregadas com a finalidade de materializar esse objetivo. Destaca-se entre os novos recursos digitais as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que nas últimas décadas têm ganhado espaço quanto sua utilização em diversas áreas da educação. Visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Química, este trabalho contou com a participação dos estudantes do 2° ano do curso Técnico em Química, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Macapá – AP. Para isto, utilizou-se como instrumento de trabalho o celular, item frequente na rotina para a realização de tarefas simples, como comunicação e acesso a informações sociais, jogos entre outros. Os objetivos foram: propor o uso do Padlet como uma ferramenta de aprendizagem ativa em Química, observar a participação dos estudantes quanto a utilização do Padlet durante a nova dinâmica de aula e avaliar de que maneira o Padlet ajudou no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o protagonismo do educando. Metodologicamente, esta pesquisa classifica-se como básica do tipo descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Desta forma, na plataforma Padlet inseriu-se a produção de material dos estudantes em um mural virtual como vídeos, arquivos de texto, imagens, gifs, links, etc. Esta ferramenta possibilita o direcionamento de pesquisas sobre determinado tema, a fim de que o estudante crie ideias e exponha pensamentos sobre o objeto de estudo viabilizando a construção de conhecimentos através da reflexão de temas pertinentes ao seu cotidiano. Em vista disso, foi possível promover engajamento dos estudantes, flexibilidade, aprendizado combinado com a inclusão desta ferramenta tecnológica, uma vez que, o foco do processo de aprendizagem passou a ser o estudante, o que consequentemente permitiu dar-lhe o papel de protagonista do seu aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25396_TB8672_20112023165834.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAM SHEILA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LILIAM" "autor_email" => "alvessheila2809@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101024 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8672 "inscrito_id" => 25396 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: UTILIZAÇÃO DO PADLET PARA DINAMIZAR AS AULAS DE QUÍMICA" "resumo" => "A educação perpassa periodicamente por mudanças na busca para atender as demandas geradas pela sociedade. Nesta perspectiva, novas abordagens metodológicas têm surgido e vêm sendo empregadas com a finalidade de materializar esse objetivo. Destaca-se entre os novos recursos digitais as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, que nas últimas décadas têm ganhado espaço quanto sua utilização em diversas áreas da educação. Visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Química, este trabalho contou com a participação dos estudantes do 2° ano do curso Técnico em Química, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Macapá – AP. Para isto, utilizou-se como instrumento de trabalho o celular, item frequente na rotina para a realização de tarefas simples, como comunicação e acesso a informações sociais, jogos entre outros. Os objetivos foram: propor o uso do Padlet como uma ferramenta de aprendizagem ativa em Química, observar a participação dos estudantes quanto a utilização do Padlet durante a nova dinâmica de aula e avaliar de que maneira o Padlet ajudou no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o protagonismo do educando. Metodologicamente, esta pesquisa classifica-se como básica do tipo descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Desta forma, na plataforma Padlet inseriu-se a produção de material dos estudantes em um mural virtual como vídeos, arquivos de texto, imagens, gifs, links, etc. Esta ferramenta possibilita o direcionamento de pesquisas sobre determinado tema, a fim de que o estudante crie ideias e exponha pensamentos sobre o objeto de estudo viabilizando a construção de conhecimentos através da reflexão de temas pertinentes ao seu cotidiano. Em vista disso, foi possível promover engajamento dos estudantes, flexibilidade, aprendizado combinado com a inclusão desta ferramenta tecnológica, uma vez que, o foco do processo de aprendizagem passou a ser o estudante, o que consequentemente permitiu dar-lhe o papel de protagonista do seu aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25396_TB8672_20112023165834.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAM SHEILA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LILIAM" "autor_email" => "alvessheila2809@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }