O desenvolvimento motor é um aspecto essencial na vida das crianças, especialmente durante a Educação Infantil, período crucial para a aquisição de habilidades motoras fundamentais. Nesse contexto, a psicomotricidade tem sido reconhecida como uma abordagem que desempenha um papel significativo no desenvolvimento motor das crianças. Com isso, buscamos compreender o papel da psicomotricidade e seus benefícios para o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. Realizamos uma revisão da literatura utilizando bases de dados de alto impacto como PubMed, Scopus e Web of Science, onde foram selecionados estudos que abordaram a psicomotricidade como uma intervenção para o desenvolvimento motor em crianças na faixa etária da Educação Infantil, sendo aplicados critérios de inclusão e exclusão para garantir a relevância e a qualidade dos estudos incluídos. Com isso, foi possível destacar que através de atividades lúdicas e estruturadas, a psicomotricidade promove a integração entre o corpo, o movimento e a cognição, favorecendo o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, como coordenação, equilíbrio, lateralidade e noção espacial. Além disso, a psicomotricidade contribui para o desenvolvimento da expressão emocional, da autonomia e da socialização das crianças, uma vez que as atividades psicomotoras estimulam a interação com os outros e promovem a consciência corporal. Em conclusão, a psicomotricidade apresenta-se como uma abordagem promissora para o desenvolvimento motor de crianças na Educação Infantil. Ao estimular a integração entre o corpo e a mente, essa abordagem contribui para o desenvolvimento global das crianças, favorecendo não apenas as habilidades motoras, mas também aspectos emocionais, cognitivos e sociais.