As mudanças climáticas vêm ocorrendo durante longos períodos da história da humanidade, podendo a sua causa estar atrelada tanto às atividades humanas quanto a causas de ordem natural. Os efeitos da crise climática acentuam ainda mais os problemas sociais, econômicos e ambientais já existentes. Organizações mundiais, têm debatido de forma recorrente, buscando mitigar e adaptar-se às suas atuais consequências. Entretanto, estes temas ainda carecem de serem mais discutidos nas escolas. Depreendendo que a educação atua de modo a fomentar a construção de cidadãos mais críticos e participativos no enfrentamento às mudanças climáticas, as metodologias ativas configuram-se como aliadas ao processo de ensino e aprendizagem e à formação social, de modo a promover o protagonismo do estudante e o conhecimento baseado no diálogo. Assim, o trabalho buscou desenvolver recursos educativos lúdicos, além de compreender a contribuição da utilização de um vídeo documental como recurso didático, juntamente a uma atividade lúdica denominada “Dominó Ambiental”. Ambos foram produzidos por discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas no período do ensino remoto, em 2021. Em 2022, os produtos foram aplicados presencialmente na turma do 1º ano do curso de Técnico Integrado em Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo. O presente relato de experiência foi segmentado em quatro passos: desenvolvimento do vídeo documental, produção do jogo lúdico, aplicação dos recursos e coleta de dados participativos, por meio de questionários para avaliação dos produtos desenvolvidos, disponibilizados após a aplicação. Portanto, o desenvolvimento e uso dos recursos midiáticos produzidos contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 13, pois trouxeram uma maior sensibilização dos discentes em relação às mudanças climáticas e seu enfrentamento, resultando assim em uma reflexão crítica, de modo a corroborar com a Agenda 2030.