O ato de ensinar e a práxis do professor em sala de aula podem gerar impactos tanto positivos quanto negativos no aprendizado dos alunos, por isso, práticas efetivas de ensino devem contextualizar as propostas do currículo escolar juntamente com temas sociais, leituras, interpretação, oralidade e linguagem não verbal através de atividades lúdicas por meio das histórias ilustradas pelos alunos com temas de suas vivências e realidade social, permitindo assim que os discentes vislumbrem que a comunicação se dá através da necessidade em transmitir seus pensamentos, informações e mensagens de diversas formas, por isso é necessário que consolidem o domínio da leitura e da escrita tão essenciais no dia a dia para o convívio em nossa sociedade. Além disso, os alunos ao realizarem atividades diferenciadas podem adquirir autonomia e segurança tanto no aspecto leitor quanto no lado escritor, bem como servido de base para consolidar falas em diferentes contextos e discursos. Nesse sentido, as atividades em sala de aula devem ser preparadas para explorar todos esses domínios básicos de modo a permitirem que possamos obter resultados positivos para a aprendizagem e autonomia dos alunos, sendo que o planejamento das mesmas foi realizado através de pesquisa com enfoque qualitativo por meio de uma abordagem fenomenológica.