A CRIANÇA COMO PARTICIPANTE EM PESQUISAS ACADÊMICAS: REFLEXÕES À LUZ DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96501 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2445 "inscrito_id" => 3251 "titulo" => "A CRIANÇA COMO PARTICIPANTE EM PESQUISAS ACADÊMICAS: REFLEXÕES À LUZ DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA" "resumo" => "Pensar em pesquisas acadêmicas educacionais em que os participantes são crianças requer alguns cuidados e um dos principais é romper com paradigmas, como a de que a criança não é capaz de produzir conhecimento científico, por exemplo. Isso requer o abandono da visão de “criança objeto”, concebida por metodologias tradicionais e a necessidade em adentrar o mundo das crianças, envolvê-las como coparticipantes e construir conhecimentos com as crianças. O objetivo desse trabalho é refletir sobre as novas formas de pensar e fazer pesquisas na área da Educação e que propõem ter crianças como principais participantes, propondo considerar a voz delas de várias maneiras e buscar o rompimento com velhos paradigmas. Caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, usou de um aprofundamento teórico por meio de livros, documentos, artigos, dissertações, teses e outras pesquisas já publicadas que se propuseram a discutir a temática sobre pesquisa com crianças à luz da Sociologia da Infância. Foi possível concluir que introduzir as crianças como participantes nas pesquisas acadêmicas, requer dar voz a elas e isso significa ouvir suas opiniões, planejar algumas ações em conjunto, deixá-las a par de cada passo dado pela pesquisa, etc. Entretanto, é preciso afirmar que estudos que se propõem a coletar dados com crianças de maneira participativa não estão isentos de rigor científico e nem abstém o pesquisador de suas funções, como organizar esses dados, interpretá-los como o máximo de atenção aos detalhes fornecidos, cruzar os dados com o referencial estudado e argumentar suas ideias. Enfim, trata-se de realizar uma nova pesquisa respeitando a participação das crianças convidadas, pois elas muito nos têm a dizer sobre os contextos que foram pensados para elas, mas que em muitos momentos não se propõem a ouvi-las, como o contexto escolar ou acadêmico, por exemplo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3251_TB2445_08052023135502.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIR CORREIA SALGADO DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "NAIR AZEVEDO" "autor_email" => "nairazevedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96501 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2445 "inscrito_id" => 3251 "titulo" => "A CRIANÇA COMO PARTICIPANTE EM PESQUISAS ACADÊMICAS: REFLEXÕES À LUZ DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA" "resumo" => "Pensar em pesquisas acadêmicas educacionais em que os participantes são crianças requer alguns cuidados e um dos principais é romper com paradigmas, como a de que a criança não é capaz de produzir conhecimento científico, por exemplo. Isso requer o abandono da visão de “criança objeto”, concebida por metodologias tradicionais e a necessidade em adentrar o mundo das crianças, envolvê-las como coparticipantes e construir conhecimentos com as crianças. O objetivo desse trabalho é refletir sobre as novas formas de pensar e fazer pesquisas na área da Educação e que propõem ter crianças como principais participantes, propondo considerar a voz delas de várias maneiras e buscar o rompimento com velhos paradigmas. Caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, usou de um aprofundamento teórico por meio de livros, documentos, artigos, dissertações, teses e outras pesquisas já publicadas que se propuseram a discutir a temática sobre pesquisa com crianças à luz da Sociologia da Infância. Foi possível concluir que introduzir as crianças como participantes nas pesquisas acadêmicas, requer dar voz a elas e isso significa ouvir suas opiniões, planejar algumas ações em conjunto, deixá-las a par de cada passo dado pela pesquisa, etc. Entretanto, é preciso afirmar que estudos que se propõem a coletar dados com crianças de maneira participativa não estão isentos de rigor científico e nem abstém o pesquisador de suas funções, como organizar esses dados, interpretá-los como o máximo de atenção aos detalhes fornecidos, cruzar os dados com o referencial estudado e argumentar suas ideias. Enfim, trata-se de realizar uma nova pesquisa respeitando a participação das crianças convidadas, pois elas muito nos têm a dizer sobre os contextos que foram pensados para elas, mas que em muitos momentos não se propõem a ouvi-las, como o contexto escolar ou acadêmico, por exemplo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3251_TB2445_08052023135502.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIR CORREIA SALGADO DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "NAIR AZEVEDO" "autor_email" => "nairazevedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }