AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INOVADOR
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10107 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 1192 "titulo" => "AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INOVADOR" "resumo" => "O ensino dos conteúdos de Biologia não deve permanecer centrado na metodologia baseada na transmissão e recepção de informações através de aulas meramente expositivas, é necessário que o professor faça uso de estratégias que possibilitem a atuação do estudante na construção do conhecimento. Com esta perspectiva enxergamos na aula prática uma maneira de instigar os estudantes e contribuir para a aprendizagem em conteúdos de biologia, quando a mesma permite que o estudante atue como sujeito ativo realizando os procedimentos e relacionando a teoria com a prática. Desta maneira, objetivamos relatar a realização de uma aula prática de extração do DNA com estudantes do 1° ano do Ensino Médio Inovador de uma escola pública, localizada em um bairro periférico da cidade de Campina Grande (PB), como uma estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de DNA. A aula prática foi realizada no laboratório de ciências, os estudantes foram distribuídos em quatro grupos de 4 a 5 integrantes. A extração do DNA foi realizada a partir do mamão e do kiwi, e cada grupo realizou os procedimentos de um roteiro que disponibilizamos. Ao final, todos conseguiram realizar a extração da molécula de DNA. Além disso, durante a realização da prática um dos professores que estavam acompanhando a turma fez alguns questionamentos aos estudantes acerca dos procedimentos que os mesmos estavam executando, para que a prática não se resumisse a mera reprodução de um roteiro, fazendo-os refletir acerca de tais procedimentos. Destarte, consideramos que a aula prática é uma estratégia de extrema relevância no ensino e aprendizagem dos conteúdos de biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_10_2014_18_21_25_idinscrito_1192_7d72b9d339bfc403740e0dc678413598.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA MIRELLA MENESES ALVES" "autor_nome_curto" => "RAISSA ALVES" "autor_email" => "raissaalves75@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10107 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 1192 "titulo" => "AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INOVADOR" "resumo" => "O ensino dos conteúdos de Biologia não deve permanecer centrado na metodologia baseada na transmissão e recepção de informações através de aulas meramente expositivas, é necessário que o professor faça uso de estratégias que possibilitem a atuação do estudante na construção do conhecimento. Com esta perspectiva enxergamos na aula prática uma maneira de instigar os estudantes e contribuir para a aprendizagem em conteúdos de biologia, quando a mesma permite que o estudante atue como sujeito ativo realizando os procedimentos e relacionando a teoria com a prática. Desta maneira, objetivamos relatar a realização de uma aula prática de extração do DNA com estudantes do 1° ano do Ensino Médio Inovador de uma escola pública, localizada em um bairro periférico da cidade de Campina Grande (PB), como uma estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de DNA. A aula prática foi realizada no laboratório de ciências, os estudantes foram distribuídos em quatro grupos de 4 a 5 integrantes. A extração do DNA foi realizada a partir do mamão e do kiwi, e cada grupo realizou os procedimentos de um roteiro que disponibilizamos. Ao final, todos conseguiram realizar a extração da molécula de DNA. Além disso, durante a realização da prática um dos professores que estavam acompanhando a turma fez alguns questionamentos aos estudantes acerca dos procedimentos que os mesmos estavam executando, para que a prática não se resumisse a mera reprodução de um roteiro, fazendo-os refletir acerca de tais procedimentos. Destarte, consideramos que a aula prática é uma estratégia de extrema relevância no ensino e aprendizagem dos conteúdos de biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_10_2014_18_21_25_idinscrito_1192_7d72b9d339bfc403740e0dc678413598.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA MIRELLA MENESES ALVES" "autor_nome_curto" => "RAISSA ALVES" "autor_email" => "raissaalves75@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }