O Semiárido Brasileiro configura-se como uma região natural de grandes dimensões e diversidades que contribuem para o surgimento de áreas secas e/ou úmidas e uma vegetação marcada pela presença da caatinga (vegetação adaptada ao clima seco), afetados pelo clima tropical, apresentado por altas temperaturas e pela alternância de estações secas e chuvosas e solos pedregosos e rasos. Com base no contexto, objetiva-se no presente estudo analisar como é enfocada a Geografia Física do Semiárido Brasileiro nos livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental, dando ênfase como se da à relação sociedade-natureza e a contextualização do conteúdo dentro da realidade do aluno nordestino. Para execução da pesquisa foi escolhida a escola estadual do Distrito de São José da Mata, município de Campina Grande, localizada no agreste paraibano, região de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, portanto Semiárido Nordestino e pelo fato de ser a única escola estadual do Distrito. Em relação aos procedimentos metodológicos inicialmente foram levantados os livros didáticos de Geografia do 7° Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD, no final de 2013 e início do ano de 2014. A etapa posterior constitui da análise propriamente dita dos livros didáticos auxiliados pelos parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de Geografia do Ensino Fundamental. Os conteúdos sobre os aspectos físicos foram analisados quantitativos e qualitativamente, explorando como é trabalhado o relevo, clima, vegetação e hidrografia nos livros didáticos. Salienta-se que o livro didático não pode constitui como único didático do professor, que deve ser auxiliados por uma série de outros recursos pedagógicos como aulas e trabalho de campo, interpretação de mapas físicos básicos. Para finalizar, foram discutidas algumas propostas metodológicas aplicações práticas para conteúdos da Geografia Física no 7° ano do Ensino Fundamental.