Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PALEONTOLOGIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: REVISÃO DOS ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS NACIONAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100311
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7483
    "inscrito_id" => 5768
    "titulo" => "PALEONTOLOGIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: REVISÃO DOS ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS NACIONAIS"
    "resumo" => "A presente pesquisa teve como objetivo identificar as produções científicas que versam sobre a formação docente e a Paleontologia no Ensino de Ciências no Brasil. Direcionamos a coleta de dados para a ocorrência em eventos científicos das áreas de Ensino e da Educação, no período de 2016 e 2021. Foram considerados os seguintes eventos: CONAPESC; CONEDU; CONADIS; ENEBIO; ENALIC. A pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia utilizada é bibliográfica, para exploração dos trabalhos analisados. Utilizamos como palavra-chave “Paleontologia” nos buscadores dos ANAIS dos eventos citados. Na seleção dos trabalhos, foram consideradas a ocorrência de Paleontologia nas palavras-chave, nos títulos e nos resumos, e foram encontrados e analisados 16 trabalhos publicados, entre Comunicação Oral, Pôster, Produção de Material Didático, Vídeo ou Exposição Fotográfica e E-book. Para análise dos dados obtidos, foram elencadas quatro categorias: Paleontologia na Educação Básica, Paleontologia no Ensino Superior, Paleontologia em Espaços não formais e Paleontologia e Saberes Docentes. Como resultados, encontramos atividades lúdico-pedagógicas com os estudantes em escolas públicas e privadas (10); preocupação em relação à prática docente (2), pois de acordo com os autores, os professores que participaram das pesquisas apresentam dificuldades de aplicação do ensino de Paleontologia; Exposição de acervo paleontológico (1), que já obtém um conjunto de ações educativas, e oportuniza outros trabalhos e estudos, práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem da Biologia e da Geologia; A Paleontologia no ensino superior (3), que versam sobre concepções dos licenciandos e recursos didáticos para a formação. Diante dos achados, a pesquisa demonstrou que embora os esforços dos pesquisadores que apresentaram os artigos sejam de importância para o Ensino de Ciências, reforçamos que ainda há muitas possibilidades de estudos e presquisas sobre esse tema, e que é preciso que mais pesquisas sobre a formação de professores para o ensino de Paleontologia ocorra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5768_TB7483_19112023200659.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA FERREIRA DE JESUS BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Ferreira"
    "autor_email" => "profbrunabio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100311
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7483
    "inscrito_id" => 5768
    "titulo" => "PALEONTOLOGIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: REVISÃO DOS ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS NACIONAIS"
    "resumo" => "A presente pesquisa teve como objetivo identificar as produções científicas que versam sobre a formação docente e a Paleontologia no Ensino de Ciências no Brasil. Direcionamos a coleta de dados para a ocorrência em eventos científicos das áreas de Ensino e da Educação, no período de 2016 e 2021. Foram considerados os seguintes eventos: CONAPESC; CONEDU; CONADIS; ENEBIO; ENALIC. A pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia utilizada é bibliográfica, para exploração dos trabalhos analisados. Utilizamos como palavra-chave “Paleontologia” nos buscadores dos ANAIS dos eventos citados. Na seleção dos trabalhos, foram consideradas a ocorrência de Paleontologia nas palavras-chave, nos títulos e nos resumos, e foram encontrados e analisados 16 trabalhos publicados, entre Comunicação Oral, Pôster, Produção de Material Didático, Vídeo ou Exposição Fotográfica e E-book. Para análise dos dados obtidos, foram elencadas quatro categorias: Paleontologia na Educação Básica, Paleontologia no Ensino Superior, Paleontologia em Espaços não formais e Paleontologia e Saberes Docentes. Como resultados, encontramos atividades lúdico-pedagógicas com os estudantes em escolas públicas e privadas (10); preocupação em relação à prática docente (2), pois de acordo com os autores, os professores que participaram das pesquisas apresentam dificuldades de aplicação do ensino de Paleontologia; Exposição de acervo paleontológico (1), que já obtém um conjunto de ações educativas, e oportuniza outros trabalhos e estudos, práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem da Biologia e da Geologia; A Paleontologia no ensino superior (3), que versam sobre concepções dos licenciandos e recursos didáticos para a formação. Diante dos achados, a pesquisa demonstrou que embora os esforços dos pesquisadores que apresentaram os artigos sejam de importância para o Ensino de Ciências, reforçamos que ainda há muitas possibilidades de estudos e presquisas sobre esse tema, e que é preciso que mais pesquisas sobre a formação de professores para o ensino de Paleontologia ocorra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5768_TB7483_19112023200659.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA FERREIRA DE JESUS BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Ferreira"
    "autor_email" => "profbrunabio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar as produções científicas que versam sobre a formação docente e a Paleontologia no Ensino de Ciências no Brasil. Direcionamos a coleta de dados para a ocorrência em eventos científicos das áreas de Ensino e da Educação, no período de 2016 e 2021. Foram considerados os seguintes eventos: CONAPESC; CONEDU; CONADIS; ENEBIO; ENALIC. A pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia utilizada é bibliográfica, para exploração dos trabalhos analisados. Utilizamos como palavra-chave “Paleontologia” nos buscadores dos ANAIS dos eventos citados. Na seleção dos trabalhos, foram consideradas a ocorrência de Paleontologia nas palavras-chave, nos títulos e nos resumos, e foram encontrados e analisados 16 trabalhos publicados, entre Comunicação Oral, Pôster, Produção de Material Didático, Vídeo ou Exposição Fotográfica e E-book. Para análise dos dados obtidos, foram elencadas quatro categorias: Paleontologia na Educação Básica, Paleontologia no Ensino Superior, Paleontologia em Espaços não formais e Paleontologia e Saberes Docentes. Como resultados, encontramos atividades lúdico-pedagógicas com os estudantes em escolas públicas e privadas (10); preocupação em relação à prática docente (2), pois de acordo com os autores, os professores que participaram das pesquisas apresentam dificuldades de aplicação do ensino de Paleontologia; Exposição de acervo paleontológico (1), que já obtém um conjunto de ações educativas, e oportuniza outros trabalhos e estudos, práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem da Biologia e da Geologia; A Paleontologia no ensino superior (3), que versam sobre concepções dos licenciandos e recursos didáticos para a formação. Diante dos achados, a pesquisa demonstrou que embora os esforços dos pesquisadores que apresentaram os artigos sejam de importância para o Ensino de Ciências, reforçamos que ainda há muitas possibilidades de estudos e presquisas sobre esse tema, e que é preciso que mais pesquisas sobre a formação de professores para o ensino de Paleontologia ocorra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.