Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo tem o propósito de analisar a contribuição da literatura infantil como instrumento de ensino-aprendizagem na Educação Infantil contribuindo para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Observa-se que muitas instituições de Educação Infantil não organizam os seus espaços para proporcionar às crianças experiências com os livros literários infantis, e poucos docentes se preocupam em inseri-los na rotina escolar. Atentando-se a essas questões, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica simultânea às minhas próprias vivências docentes em uma instituição pública de Educação Infantil, onde foi realizado um projeto de leitura com crianças de três anos visando a conscientização de toda equipe escolar, e à uma entrevista com docentes e crianças de uma instituição pública de Ensino Fundamental. O projeto de leitura com as crianças da Educação Infantil resultou no desenvolvimento de novas capacidades cerebrais, como: habilidades interpretativas, o desenvolvimento do pensamento crítico, ampliação do vocabulário e enriquecimento do intelecto. Quanto ao trabalho docente em relação ao uso da literatura infantil, não cabe ficar preso em estratégias formuladas por outros, mas buscar meios inovadores para despertar nas crianças o interesse pela literatura desde a Educação Infantil, contribuindo não somente com a leitura mas com iniciação da alfabetização e letramento.

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