Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COM JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95229
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 772
    "inscrito_id" => 9863
    "titulo" => "O USO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COM JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Apresentamos, neste artigo, resultados parciais de uma pesquisa de mestrado desenvolvida juntamente com o Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/IE, que objetivou verificar a aprendizagem de alunos do segundo ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com base na aplicação de estratégias metacognitivas na resolução de problemas de porcentagem. Com isso, identificamos os conhecimentos prévios, as heurísticas gerais e os processos metacognitivos dos participantes. Abordamos a importância da tomada de consciência no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa de análise descritiva e interpretativa, para produzir e analisar os dados aqui apresentados. Os instrumentos adotados foram os registros dos estudantes, observação, aulas interventivas, entrevista semiestruturada, pré-teste e pós-teste, questionários abertos e semiabertos, além de aplicação de estratégias metacognitivas no processo de resolução de problemas matemáticos de porcentagem. Apresentaremos os registros de um dos participantes com o propósito de mostrar a evolução na aprendizagem com o uso de estratégias metacognitivas, evidenciando as dificuldades encontradas pelo aluno e suas superações. Contudo verificamos que durante o processo de intervenção o estudante revelou conhecimento da própria aprendizagem, tomando consciência das estratégias utilizadas e controle sobre o processo de resolução dos problemas, explicitando todas as etapas do processo, oralmente ou por meio da escrita. Desse modo, consideramos que os resultados obtidos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9863_TB772_02052023165851.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA FIGUEIRA SECAFIM"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA SECAFIM"
    "autor_email" => "mariana.secafim@edu.mt.go"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95229
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 772
    "inscrito_id" => 9863
    "titulo" => "O USO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COM JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Apresentamos, neste artigo, resultados parciais de uma pesquisa de mestrado desenvolvida juntamente com o Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/IE, que objetivou verificar a aprendizagem de alunos do segundo ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com base na aplicação de estratégias metacognitivas na resolução de problemas de porcentagem. Com isso, identificamos os conhecimentos prévios, as heurísticas gerais e os processos metacognitivos dos participantes. Abordamos a importância da tomada de consciência no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa de análise descritiva e interpretativa, para produzir e analisar os dados aqui apresentados. Os instrumentos adotados foram os registros dos estudantes, observação, aulas interventivas, entrevista semiestruturada, pré-teste e pós-teste, questionários abertos e semiabertos, além de aplicação de estratégias metacognitivas no processo de resolução de problemas matemáticos de porcentagem. Apresentaremos os registros de um dos participantes com o propósito de mostrar a evolução na aprendizagem com o uso de estratégias metacognitivas, evidenciando as dificuldades encontradas pelo aluno e suas superações. Contudo verificamos que durante o processo de intervenção o estudante revelou conhecimento da própria aprendizagem, tomando consciência das estratégias utilizadas e controle sobre o processo de resolução dos problemas, explicitando todas as etapas do processo, oralmente ou por meio da escrita. Desse modo, consideramos que os resultados obtidos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9863_TB772_02052023165851.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA FIGUEIRA SECAFIM"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA SECAFIM"
    "autor_email" => "mariana.secafim@edu.mt.go"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Apresentamos, neste artigo, resultados parciais de uma pesquisa de mestrado desenvolvida juntamente com o Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/IE, que objetivou verificar a aprendizagem de alunos do segundo ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com base na aplicação de estratégias metacognitivas na resolução de problemas de porcentagem. Com isso, identificamos os conhecimentos prévios, as heurísticas gerais e os processos metacognitivos dos participantes. Abordamos a importância da tomada de consciência no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa de análise descritiva e interpretativa, para produzir e analisar os dados aqui apresentados. Os instrumentos adotados foram os registros dos estudantes, observação, aulas interventivas, entrevista semiestruturada, pré-teste e pós-teste, questionários abertos e semiabertos, além de aplicação de estratégias metacognitivas no processo de resolução de problemas matemáticos de porcentagem. Apresentaremos os registros de um dos participantes com o propósito de mostrar a evolução na aprendizagem com o uso de estratégias metacognitivas, evidenciando as dificuldades encontradas pelo aluno e suas superações. Contudo verificamos que durante o processo de intervenção o estudante revelou conhecimento da própria aprendizagem, tomando consciência das estratégias utilizadas e controle sobre o processo de resolução dos problemas, explicitando todas as etapas do processo, oralmente ou por meio da escrita. Desse modo, consideramos que os resultados obtidos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.