O USO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COM JOVENS E ADULTOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95229 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 772 "inscrito_id" => 9863 "titulo" => "O USO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COM JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Apresentamos, neste artigo, resultados parciais de uma pesquisa de mestrado desenvolvida juntamente com o Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/IE, que objetivou verificar a aprendizagem de alunos do segundo ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com base na aplicação de estratégias metacognitivas na resolução de problemas de porcentagem. Com isso, identificamos os conhecimentos prévios, as heurísticas gerais e os processos metacognitivos dos participantes. Abordamos a importância da tomada de consciência no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa de análise descritiva e interpretativa, para produzir e analisar os dados aqui apresentados. Os instrumentos adotados foram os registros dos estudantes, observação, aulas interventivas, entrevista semiestruturada, pré-teste e pós-teste, questionários abertos e semiabertos, além de aplicação de estratégias metacognitivas no processo de resolução de problemas matemáticos de porcentagem. Apresentaremos os registros de um dos participantes com o propósito de mostrar a evolução na aprendizagem com o uso de estratégias metacognitivas, evidenciando as dificuldades encontradas pelo aluno e suas superações. Contudo verificamos que durante o processo de intervenção o estudante revelou conhecimento da própria aprendizagem, tomando consciência das estratégias utilizadas e controle sobre o processo de resolução dos problemas, explicitando todas as etapas do processo, oralmente ou por meio da escrita. Desse modo, consideramos que os resultados obtidos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9863_TB772_02052023165851.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA FIGUEIRA SECAFIM" "autor_nome_curto" => "MARIANA SECAFIM" "autor_email" => "mariana.secafim@edu.mt.go" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95229 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 772 "inscrito_id" => 9863 "titulo" => "O USO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COM JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Apresentamos, neste artigo, resultados parciais de uma pesquisa de mestrado desenvolvida juntamente com o Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/IE, que objetivou verificar a aprendizagem de alunos do segundo ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com base na aplicação de estratégias metacognitivas na resolução de problemas de porcentagem. Com isso, identificamos os conhecimentos prévios, as heurísticas gerais e os processos metacognitivos dos participantes. Abordamos a importância da tomada de consciência no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa de análise descritiva e interpretativa, para produzir e analisar os dados aqui apresentados. Os instrumentos adotados foram os registros dos estudantes, observação, aulas interventivas, entrevista semiestruturada, pré-teste e pós-teste, questionários abertos e semiabertos, além de aplicação de estratégias metacognitivas no processo de resolução de problemas matemáticos de porcentagem. Apresentaremos os registros de um dos participantes com o propósito de mostrar a evolução na aprendizagem com o uso de estratégias metacognitivas, evidenciando as dificuldades encontradas pelo aluno e suas superações. Contudo verificamos que durante o processo de intervenção o estudante revelou conhecimento da própria aprendizagem, tomando consciência das estratégias utilizadas e controle sobre o processo de resolução dos problemas, explicitando todas as etapas do processo, oralmente ou por meio da escrita. Desse modo, consideramos que os resultados obtidos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9863_TB772_02052023165851.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA FIGUEIRA SECAFIM" "autor_nome_curto" => "MARIANA SECAFIM" "autor_email" => "mariana.secafim@edu.mt.go" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }