Apresentamos, neste artigo, resultados parciais de uma pesquisa de mestrado desenvolvida juntamente com o Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/IE, que objetivou verificar a aprendizagem de alunos do segundo ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com base na aplicação de estratégias metacognitivas na resolução de problemas de porcentagem. Com isso, identificamos os conhecimentos prévios, as heurísticas gerais e os processos metacognitivos dos participantes. Abordamos a importância da tomada de consciência no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa de análise descritiva e interpretativa, para produzir e analisar os dados aqui apresentados. Os instrumentos adotados foram os registros dos estudantes, observação, aulas interventivas, entrevista semiestruturada, pré-teste e pós-teste, questionários abertos e semiabertos, além de aplicação de estratégias metacognitivas no processo de resolução de problemas matemáticos de porcentagem. Apresentaremos os registros de um dos participantes com o propósito de mostrar a evolução na aprendizagem com o uso de estratégias metacognitivas, evidenciando as dificuldades encontradas pelo aluno e suas superações. Contudo verificamos que durante o processo de intervenção o estudante revelou conhecimento da própria aprendizagem, tomando consciência das estratégias utilizadas e controle sobre o processo de resolução dos problemas, explicitando todas as etapas do processo, oralmente ou por meio da escrita. Desse modo, consideramos que os resultados obtidos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA.