O presente trabalho tem o objetivo de trazer um relato de experiência vivenciada em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências no Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de Química da UNIVASF, destacando as contribuições desta ação para a construção da identidade docente dos residentes. Parte das ações do subprojeto ocorreu em uma Escola Municipal, pertencente à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Raimundo Nonato – PI. A disciplina de Ciências no 9° ano do Ensino Fundamental II estabelece relações com a biologia, física e química. O planejamento das aulas nesta disciplina é realizado por meio de sequências didáticas elaboradas pelo Coordenador Técnico de Ciências da SEMED e repassadas a cada 15 dias para os professores da disciplina, com discussões entre residentes, preceptor e coordenador, visando aprimorar o planejamento. De fevereiro a abril de 2023 foram aplicadas cinco propostas didáticas envolvendo as seguintes temáticas: (1) Ciclo hidrológico; (2) Transformações químicas e estrutura da matéria; (3) Transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram a comunicação humana; (4) Avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica; (5) Genética e fatores hereditários. As propostas foram trabalhadas em duas turmas (9B e 9C), cada uma com 29 e 26 alunos, respectivamente. As ações oportunizaram aos residentes compreenderem como elaborar uma sequência didática, propondo novas ideias e adquirindo autonomia para o desenvolvimento das aulas numa perspectiva construtivista. Além disso, sob a orientação do preceptor e supervisor, foi possível obter feedbacks importantes que ajudaram a compreender aspectos da prática docente, tais como: ter controle da turma e postura em sala, saber trabalhar a linguagem do conteúdo, saber utilizar os recursos e estratégias propostas pelo planejamento e saber avaliar. As ações vivenciadas oportunizaram reflexões proveitosas, que contribuíram para vivenciar as primeiras experiências profissionais construtoras da identidade profissional docente dos residentes.