JOGO DE TABULEIRO PARA A REVISÃO DE CONCEITOS SOBRE VÍRUS E BACTÉRIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98966 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5695 "inscrito_id" => 20347 "titulo" => "JOGO DE TABULEIRO PARA A REVISÃO DE CONCEITOS SOBRE VÍRUS E BACTÉRIAS" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo utilizar um jogo de tabuleiro para a revisão de conceitos relacionados aos vírus e as bactérias. Dos grupos de microrganismos que podem causar doenças em humanos e outros seres vivos, destacam-se os vírus e as bactérias. Suas estruturas diferem, bem como suas características e o modo de reprodução. O tabuleiro foi projetado para fins educacionais e para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no ensino de biologia em sala de aula. O recurso didático é composto por 10 casas e dividido em 4 equipes. A ideia para este recurso didático surgiu a partir das demandas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado em turmas do ensino médio da escola EREM Monsenhor João Rodrigues de Carvalho, Escada, Pernambuco. A proposta ocorre com a distribuição de cards contendo as perguntas centrais e desafios que podem ser utilizados como etapas do jogo ou para o desempate. Por se tratar de questões abertas, esses elementos adicionam variedade e interatividade à experiência de jogo, incentivando a participação ativa dos jogadores. Durante a execução, foi possível perceber a interação dos alunos com o jogo e entre suas equipes trazendo uma resposta positiva. Através do jogo de tabuleiro, os estudantes revisavam e aprofundavam os conteúdos, melhorando em cada momento do jogo o seu conhecimento sobre vírus e bactérias, e desenvolvendo habilidades cognitivas, pensamento crítico, tomada de decisões e resolução de problemas. Além disso, foi estimulado o interesse e o engajamento dos jogadores no estudo desses microrganismos. Esse tipo de proposta estimula uma maior participação e interação dos estudantes e sai da tradicional sala de aula, que muitas vezes, gera baixo rendimento de aprendizagem. É importante o desenvolvimento de novas estratégias que promovam um aprendizado mais lúdico e dinâmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20347_TB5695_05122023102732.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REYNAN LUCAS DE LIMA GOMES" "autor_nome_curto" => "REYNAN" "autor_email" => "reynan.lucas@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98966 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5695 "inscrito_id" => 20347 "titulo" => "JOGO DE TABULEIRO PARA A REVISÃO DE CONCEITOS SOBRE VÍRUS E BACTÉRIAS" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo utilizar um jogo de tabuleiro para a revisão de conceitos relacionados aos vírus e as bactérias. Dos grupos de microrganismos que podem causar doenças em humanos e outros seres vivos, destacam-se os vírus e as bactérias. Suas estruturas diferem, bem como suas características e o modo de reprodução. O tabuleiro foi projetado para fins educacionais e para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no ensino de biologia em sala de aula. O recurso didático é composto por 10 casas e dividido em 4 equipes. A ideia para este recurso didático surgiu a partir das demandas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado em turmas do ensino médio da escola EREM Monsenhor João Rodrigues de Carvalho, Escada, Pernambuco. A proposta ocorre com a distribuição de cards contendo as perguntas centrais e desafios que podem ser utilizados como etapas do jogo ou para o desempate. Por se tratar de questões abertas, esses elementos adicionam variedade e interatividade à experiência de jogo, incentivando a participação ativa dos jogadores. Durante a execução, foi possível perceber a interação dos alunos com o jogo e entre suas equipes trazendo uma resposta positiva. Através do jogo de tabuleiro, os estudantes revisavam e aprofundavam os conteúdos, melhorando em cada momento do jogo o seu conhecimento sobre vírus e bactérias, e desenvolvendo habilidades cognitivas, pensamento crítico, tomada de decisões e resolução de problemas. Além disso, foi estimulado o interesse e o engajamento dos jogadores no estudo desses microrganismos. Esse tipo de proposta estimula uma maior participação e interação dos estudantes e sai da tradicional sala de aula, que muitas vezes, gera baixo rendimento de aprendizagem. É importante o desenvolvimento de novas estratégias que promovam um aprendizado mais lúdico e dinâmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20347_TB5695_05122023102732.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REYNAN LUCAS DE LIMA GOMES" "autor_nome_curto" => "REYNAN" "autor_email" => "reynan.lucas@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }