Este trabalho é fruto de nossa atuação como bolsista do subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Residência Pedagógica, cota (2020-2021), da Universidade Estadual da Paraíba no município de Monteiro – PB. As nossas ações didáticas foram realizadas em uma turma do 6 º ano de uma localizada na zona rural de Monteiro-PB. Nosso objetivo é tecer algumas reflexões sobre a prática da correção textual em sala de aula. Para tanto, será relatado como foi o nosso procedimento de correção da produção textual dos alunos com quem trabalhamos a escrita do gênero memórias literárias. Para a realização de nossa análise reflexiva, fundamentamo-nos em Antunes (2006), Ruiz (2003), Bakhtin (2003), Passarelli (2012). Os resultados obtidos mostram que os procedimentos de que lançamos mão no processo de correção das produções dos alunos facilitaram o diálogo com eles e esse mesmo diálogo resultou em melhorias nas produções finais. Apesar das dificuldades inerentes ao ato de corrigir, a correção é um exercício imprescindível no processo de ensino e aprendizagem da escrita e não pode ser negligenciada no interior da escola, uma vez que compete a esta instituição criar as condições para que os alunos possam ser apropriar da escrita em suas diversas modalidades e gêneros.