Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESTAURANTE LITERÁRIO: LUDICIDADE LITERÁRIA DESENVOLVENDO LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100024
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7083
    "inscrito_id" => 20827
    "titulo" => "RESTAURANTE LITERÁRIO: LUDICIDADE LITERÁRIA DESENVOLVENDO LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Restaurante Literário: Ludicidade Literária desenvolvendo Linguagem na Educação Infantil Ivoni Soares Alves Patrícia Cilene Viegas P. Silva RESUMO Este resumo retrata nosso artigo de pesquisa-ação, permeado na proposta de restaurante literário que surgiu pela necessidade de promover momentos de incentivo a leitura e o gosto pelas artes, de forma lúdica. A grande experiência, ocorreu no Centro Infantil Governador José Agripino, na comunidade de Estivas, no Município de Extremoz, localizado no Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil. A instituição escolar atende crianças na faixa etária de 03 anos a 05 anos e 11 meses, e nesse projeto literário, contamos com a participação de 06 turmas, nos turnos matutino e vespertino. A metodologia escolar esteve embasada num perspectiva sócio-interacionista, validando a ludicidade vivencial de um restaurante, mas desta feita, com letras, sílabas e palavras, acompanhados de imagens no cardápio apetitoso e prazeroso de visualizar. E para dialogar com essa prática pedagógica contamos com alguns autores como: Abramovich (1997), Bakhtin (1992), Friedmann (2013) e outros que compreendem a relevância literária infantil. Restaurante Literário: Ludicidade Literária desenvolvendo Linguagem na Educação Infantil é arte que nutre a leitura, imaginação e criatividade” surge como alternativa para rever, analisar e discutir as múltiplas linguagens nesse cenário contemporâneo em que vivem as novas gerações, comprovando através do estudo de caso, que a teoria por meio da experiência contribui para novas práticas. Mediante essa prática pedagógica de envolvimento com prazer e alegria, num mundo imaginário do conceito de restaurante foi possível perceber o engajamento dos participantes e a ampliação das competências da linguagem. Palavras-chave: Linguagem, Educação Infantil, Histórias Literárias, Prática Pedagógica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20827_TB7083_17112023000420.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVONI SOARES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Ivoni Alves"
    "autor_email" => "educacionepreciso@gmail.c"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100024
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7083
    "inscrito_id" => 20827
    "titulo" => "RESTAURANTE LITERÁRIO: LUDICIDADE LITERÁRIA DESENVOLVENDO LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Restaurante Literário: Ludicidade Literária desenvolvendo Linguagem na Educação Infantil Ivoni Soares Alves Patrícia Cilene Viegas P. Silva RESUMO Este resumo retrata nosso artigo de pesquisa-ação, permeado na proposta de restaurante literário que surgiu pela necessidade de promover momentos de incentivo a leitura e o gosto pelas artes, de forma lúdica. A grande experiência, ocorreu no Centro Infantil Governador José Agripino, na comunidade de Estivas, no Município de Extremoz, localizado no Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil. A instituição escolar atende crianças na faixa etária de 03 anos a 05 anos e 11 meses, e nesse projeto literário, contamos com a participação de 06 turmas, nos turnos matutino e vespertino. A metodologia escolar esteve embasada num perspectiva sócio-interacionista, validando a ludicidade vivencial de um restaurante, mas desta feita, com letras, sílabas e palavras, acompanhados de imagens no cardápio apetitoso e prazeroso de visualizar. E para dialogar com essa prática pedagógica contamos com alguns autores como: Abramovich (1997), Bakhtin (1992), Friedmann (2013) e outros que compreendem a relevância literária infantil. Restaurante Literário: Ludicidade Literária desenvolvendo Linguagem na Educação Infantil é arte que nutre a leitura, imaginação e criatividade” surge como alternativa para rever, analisar e discutir as múltiplas linguagens nesse cenário contemporâneo em que vivem as novas gerações, comprovando através do estudo de caso, que a teoria por meio da experiência contribui para novas práticas. Mediante essa prática pedagógica de envolvimento com prazer e alegria, num mundo imaginário do conceito de restaurante foi possível perceber o engajamento dos participantes e a ampliação das competências da linguagem. Palavras-chave: Linguagem, Educação Infantil, Histórias Literárias, Prática Pedagógica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20827_TB7083_17112023000420.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVONI SOARES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Ivoni Alves"
    "autor_email" => "educacionepreciso@gmail.c"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Restaurante Literário: Ludicidade Literária desenvolvendo Linguagem na Educação Infantil Ivoni Soares Alves Patrícia Cilene Viegas P. Silva RESUMO Este resumo retrata nosso artigo de pesquisa-ação, permeado na proposta de restaurante literário que surgiu pela necessidade de promover momentos de incentivo a leitura e o gosto pelas artes, de forma lúdica. A grande experiência, ocorreu no Centro Infantil Governador José Agripino, na comunidade de Estivas, no Município de Extremoz, localizado no Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil. A instituição escolar atende crianças na faixa etária de 03 anos a 05 anos e 11 meses, e nesse projeto literário, contamos com a participação de 06 turmas, nos turnos matutino e vespertino. A metodologia escolar esteve embasada num perspectiva sócio-interacionista, validando a ludicidade vivencial de um restaurante, mas desta feita, com letras, sílabas e palavras, acompanhados de imagens no cardápio apetitoso e prazeroso de visualizar. E para dialogar com essa prática pedagógica contamos com alguns autores como: Abramovich (1997), Bakhtin (1992), Friedmann (2013) e outros que compreendem a relevância literária infantil. Restaurante Literário: Ludicidade Literária desenvolvendo Linguagem na Educação Infantil é arte que nutre a leitura, imaginação e criatividade” surge como alternativa para rever, analisar e discutir as múltiplas linguagens nesse cenário contemporâneo em que vivem as novas gerações, comprovando através do estudo de caso, que a teoria por meio da experiência contribui para novas práticas. Mediante essa prática pedagógica de envolvimento com prazer e alegria, num mundo imaginário do conceito de restaurante foi possível perceber o engajamento dos participantes e a ampliação das competências da linguagem. Palavras-chave: Linguagem, Educação Infantil, Histórias Literárias, Prática Pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.