Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS ASSOCIADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FOMENTO À FORMAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100975 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8605 "inscrito_id" => 16485 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS ASSOCIADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FOMENTO À FORMAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES" "resumo" => "A degradação ambiental tem sido alvo de debates pela sociedade como um todo, tendo por objetivo intervir em ações que viabilizem a sensibilização das pessoas para suas responsabilidades quanto as questões socioambientais e o consumismo. Nesse sentido, as metodologias ativas passam a ganhar visibilidade como forma de colaborar com o ensino-aprendizagem dos estudantes. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de contribuir com o processo de formação cidadã de estudantes a partir de ações sustentáveis associada a atividade de reciclagem em uma escola de Ensino Fundamental da Mata Sul de Pernambuco. Ou seja, como forma de ampliar as possibilidades de interação dos estudantes com a Ciência e a Arte, o que tende a contribuir para reflexões e atos voltados ao uso sustentável dos recursos naturais. A metodologia é de caráter qualitativo, exploratório abordando uma pesquisa ação. Desta forma, considerando que o meio ambiente é um reflexo do comportamento e de ações do homem, a pesquisa abordou atividades de reciclagem como uma forma de trazer os estudantes para o protagonismo social ambiental e econômico. Corroborando então, com o papel da escola no processo de transformação dos ambientes, no processo de envolvimento da comunidade escolar como um todo. Ou seja, ao abordarmos a importância do consumo de energia e água, por exemplo, reclassificando materiais em desuso, é uma possibilidade construtiva de formação crítica dos estudantes. Deste modo, ao produzirem peças ornamentais para a escola campo de pesquisa, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar possibilidades de responsabilização da sociedade para um ambiente harmônico.A degradação ambiental tem sido alvo de debates pela sociedade como um todo, tendo por objetivo intervir em ações que viabilizem a sensibilização das pessoas pa" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16485_TB8605_11092023145703.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA PEREIRA ALMEIDA LINS" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandrapereiraalmeida@yaho" "autor_ies" => "FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL (FAMASUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100975 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8605 "inscrito_id" => 16485 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS ASSOCIADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FOMENTO À FORMAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES" "resumo" => "A degradação ambiental tem sido alvo de debates pela sociedade como um todo, tendo por objetivo intervir em ações que viabilizem a sensibilização das pessoas para suas responsabilidades quanto as questões socioambientais e o consumismo. Nesse sentido, as metodologias ativas passam a ganhar visibilidade como forma de colaborar com o ensino-aprendizagem dos estudantes. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de contribuir com o processo de formação cidadã de estudantes a partir de ações sustentáveis associada a atividade de reciclagem em uma escola de Ensino Fundamental da Mata Sul de Pernambuco. Ou seja, como forma de ampliar as possibilidades de interação dos estudantes com a Ciência e a Arte, o que tende a contribuir para reflexões e atos voltados ao uso sustentável dos recursos naturais. A metodologia é de caráter qualitativo, exploratório abordando uma pesquisa ação. Desta forma, considerando que o meio ambiente é um reflexo do comportamento e de ações do homem, a pesquisa abordou atividades de reciclagem como uma forma de trazer os estudantes para o protagonismo social ambiental e econômico. Corroborando então, com o papel da escola no processo de transformação dos ambientes, no processo de envolvimento da comunidade escolar como um todo. Ou seja, ao abordarmos a importância do consumo de energia e água, por exemplo, reclassificando materiais em desuso, é uma possibilidade construtiva de formação crítica dos estudantes. Deste modo, ao produzirem peças ornamentais para a escola campo de pesquisa, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar possibilidades de responsabilização da sociedade para um ambiente harmônico.A degradação ambiental tem sido alvo de debates pela sociedade como um todo, tendo por objetivo intervir em ações que viabilizem a sensibilização das pessoas pa" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16485_TB8605_11092023145703.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA PEREIRA ALMEIDA LINS" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandrapereiraalmeida@yaho" "autor_ies" => "FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL (FAMASUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A degradação ambiental tem sido alvo de debates pela sociedade como um todo, tendo por objetivo intervir em ações que viabilizem a sensibilização das pessoas para suas responsabilidades quanto as questões socioambientais e o consumismo. Nesse sentido, as metodologias ativas passam a ganhar visibilidade como forma de colaborar com o ensino-aprendizagem dos estudantes. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de contribuir com o processo de formação cidadã de estudantes a partir de ações sustentáveis associada a atividade de reciclagem em uma escola de Ensino Fundamental da Mata Sul de Pernambuco. Ou seja, como forma de ampliar as possibilidades de interação dos estudantes com a Ciência e a Arte, o que tende a contribuir para reflexões e atos voltados ao uso sustentável dos recursos naturais. A metodologia é de caráter qualitativo, exploratório abordando uma pesquisa ação. Desta forma, considerando que o meio ambiente é um reflexo do comportamento e de ações do homem, a pesquisa abordou atividades de reciclagem como uma forma de trazer os estudantes para o protagonismo social ambiental e econômico. Corroborando então, com o papel da escola no processo de transformação dos ambientes, no processo de envolvimento da comunidade escolar como um todo. Ou seja, ao abordarmos a importância do consumo de energia e água, por exemplo, reclassificando materiais em desuso, é uma possibilidade construtiva de formação crítica dos estudantes. Deste modo, ao produzirem peças ornamentais para a escola campo de pesquisa, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar possibilidades de responsabilização da sociedade para um ambiente harmônico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.