Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DEFICIÊNCIA, ÉTICA E CUIDADO: CONTRIBUIÇÕES DA SEGUNDA GERAÇÃO DO MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98854
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5554
    "inscrito_id" => 7660
    "titulo" => "DEFICIÊNCIA, ÉTICA E CUIDADO: CONTRIBUIÇÕES DA SEGUNDA GERAÇÃO DO MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre deficiência, ética e cuidado, considerando as contribuições da Segunda Geração do Modelo Social da Deficiência. Destaca-se a importância de compreender os aspectos sociais, políticos e existenciais da deficiência, interpretando o conceito de deficiência e suas implicações na sociedade contemporânea. As concepções de ética e cuidado serão abordadas dentro dessa perspectiva, especialmente no contexto da ética do cuidado feminista, proposta por autoras como Eva Feder Kittay e Judith Butler. Essas contribuições visam impulsionar a discussão sobre ética do cuidado no estudo da deficiência, desafiando o ideal moderno de um sujeito liberal completamente independente. Com base nos conceitos de cuidado e interdependência direcionados a pessoas com deficiências físicas, sensoriais e/ou cognitivas que não conseguem viver de forma completamente independente e autônoma, as autoras da segunda geração consideram a vulnerabilidade e a interdependência como princípios fundamentais para a constituição da humanidade como um todo. Essa abordagem desloca a discussão sobre os cuidados com pessoas com deficiência para o espaço público e político. Nesse contexto, também se faz uma crítica à invisibilidade do papel social e político das cuidadoras, evidenciando como isso se relaciona com a discriminação laboral da mulher em ambientes domésticos. A metodologia adotada neste estudo foi a de revisão integrativa da literatura, com foco no levantamento de dados sobre Ética, Deficiência e Cuidado. Os resultados esperados incluem reflexões sobre obstáculos de acesso ao cuidado mesmo diante dos avanços legislativos e políticos de movimentos pela inclusão, que ainda restringem o cuidado à esfera privada e familiar. Essas reflexões visam contribuir com a qualificação ético-política do debate para fomentar a construção de novas políticas sociais emancipatórias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7660_TB5554_20062023113314.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE PEREIRA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "vivianeamorimmcp@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98854
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5554
    "inscrito_id" => 7660
    "titulo" => "DEFICIÊNCIA, ÉTICA E CUIDADO: CONTRIBUIÇÕES DA SEGUNDA GERAÇÃO DO MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre deficiência, ética e cuidado, considerando as contribuições da Segunda Geração do Modelo Social da Deficiência. Destaca-se a importância de compreender os aspectos sociais, políticos e existenciais da deficiência, interpretando o conceito de deficiência e suas implicações na sociedade contemporânea. As concepções de ética e cuidado serão abordadas dentro dessa perspectiva, especialmente no contexto da ética do cuidado feminista, proposta por autoras como Eva Feder Kittay e Judith Butler. Essas contribuições visam impulsionar a discussão sobre ética do cuidado no estudo da deficiência, desafiando o ideal moderno de um sujeito liberal completamente independente. Com base nos conceitos de cuidado e interdependência direcionados a pessoas com deficiências físicas, sensoriais e/ou cognitivas que não conseguem viver de forma completamente independente e autônoma, as autoras da segunda geração consideram a vulnerabilidade e a interdependência como princípios fundamentais para a constituição da humanidade como um todo. Essa abordagem desloca a discussão sobre os cuidados com pessoas com deficiência para o espaço público e político. Nesse contexto, também se faz uma crítica à invisibilidade do papel social e político das cuidadoras, evidenciando como isso se relaciona com a discriminação laboral da mulher em ambientes domésticos. A metodologia adotada neste estudo foi a de revisão integrativa da literatura, com foco no levantamento de dados sobre Ética, Deficiência e Cuidado. Os resultados esperados incluem reflexões sobre obstáculos de acesso ao cuidado mesmo diante dos avanços legislativos e políticos de movimentos pela inclusão, que ainda restringem o cuidado à esfera privada e familiar. Essas reflexões visam contribuir com a qualificação ético-política do debate para fomentar a construção de novas políticas sociais emancipatórias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7660_TB5554_20062023113314.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE PEREIRA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "vivianeamorimmcp@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre deficiência, ética e cuidado, considerando as contribuições da Segunda Geração do Modelo Social da Deficiência. Destaca-se a importância de compreender os aspectos sociais, políticos e existenciais da deficiência, interpretando o conceito de deficiência e suas implicações na sociedade contemporânea. As concepções de ética e cuidado serão abordadas dentro dessa perspectiva, especialmente no contexto da ética do cuidado feminista, proposta por autoras como Eva Feder Kittay e Judith Butler. Essas contribuições visam impulsionar a discussão sobre ética do cuidado no estudo da deficiência, desafiando o ideal moderno de um sujeito liberal completamente independente. Com base nos conceitos de cuidado e interdependência direcionados a pessoas com deficiências físicas, sensoriais e/ou cognitivas que não conseguem viver de forma completamente independente e autônoma, as autoras da segunda geração consideram a vulnerabilidade e a interdependência como princípios fundamentais para a constituição da humanidade como um todo. Essa abordagem desloca a discussão sobre os cuidados com pessoas com deficiência para o espaço público e político. Nesse contexto, também se faz uma crítica à invisibilidade do papel social e político das cuidadoras, evidenciando como isso se relaciona com a discriminação laboral da mulher em ambientes domésticos. A metodologia adotada neste estudo foi a de revisão integrativa da literatura, com foco no levantamento de dados sobre Ética, Deficiência e Cuidado. Os resultados esperados incluem reflexões sobre obstáculos de acesso ao cuidado mesmo diante dos avanços legislativos e políticos de movimentos pela inclusão, que ainda restringem o cuidado à esfera privada e familiar. Essas reflexões visam contribuir com a qualificação ético-política do debate para fomentar a construção de novas políticas sociais emancipatórias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.