O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: VIVENCIANDO O ENSINO DOS ESPORTES DE FUTSAL E HANDEBOL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100880 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8468 "inscrito_id" => 15832 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: VIVENCIANDO O ENSINO DOS ESPORTES DE FUTSAL E HANDEBOL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Neste estudo, compartilhamos a experiência do estágio supervisionado I, buscando trazer uma abordagem sobre as modalidades esportivas do futsal e handebol trabalhados no Ensino Fundamental II nas turmas do 8° ano na disciplina de Educação Física na instituição do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira – CPM. Além de discutir a evolução histórica e as peculiaridades de ambos os esportes, ressaltamos a importância de transmitir não somente as habilidades técnicas, mas também as raízes históricas e os princípios intrínsecos a cada modalidade, enriquecendo assim a compreensão dos alunos. Ao explorar o esporte do futsal, notamos que a inclusão de jogos como o incentivo aos alunos, os auxiliou a assimilarem gradualmente os fundamentos esportivos, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e suas interações sociais. Os jogos também serviram como uma ferramenta motivadora, tornando o aprendizado mais atraente e participativo. No que diz respeito ao handebol, contextualizamos a sua origem e trajetória, expondo como esse esporte europeu conquistou espaço nas instituições de ensino como uma maneira de promover a formação integral dos estudantes. Através desse entendimento, os alunos não apenas se envolveram mais ativamente nas aulas, mas também compreenderam a relevância de cada esporte em um contexto mais amplo. O método de pesquisa empregado englobou a observação minuciosa das aulas, bem como a participação ativa junto à professora de Educação Física da instituição parceira. Essa colaboração proporcionou uma visão abrangente das dinâmicas pedagógicas e das interações entre alunos e professores, enriquecendo a compreensão das práticas de ensino. Este estudo enfatiza, portanto, a relevância de uma abordagem inclusiva e holística na disciplina de Educação Física, que vai além da esfera técnica, buscando estabelecer uma conexão profunda com a cultura de movimento corporal e promovendo assim um ambiente educacional mais enriquecedor e engajador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15832_TB8468_17082023122930.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDAN RODRIGUES AFONSO" "autor_nome_curto" => "JORDAN AFONSO" "autor_email" => "jordanrodriguesafonso7@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100880 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8468 "inscrito_id" => 15832 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: VIVENCIANDO O ENSINO DOS ESPORTES DE FUTSAL E HANDEBOL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Neste estudo, compartilhamos a experiência do estágio supervisionado I, buscando trazer uma abordagem sobre as modalidades esportivas do futsal e handebol trabalhados no Ensino Fundamental II nas turmas do 8° ano na disciplina de Educação Física na instituição do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira – CPM. Além de discutir a evolução histórica e as peculiaridades de ambos os esportes, ressaltamos a importância de transmitir não somente as habilidades técnicas, mas também as raízes históricas e os princípios intrínsecos a cada modalidade, enriquecendo assim a compreensão dos alunos. Ao explorar o esporte do futsal, notamos que a inclusão de jogos como o incentivo aos alunos, os auxiliou a assimilarem gradualmente os fundamentos esportivos, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e suas interações sociais. Os jogos também serviram como uma ferramenta motivadora, tornando o aprendizado mais atraente e participativo. No que diz respeito ao handebol, contextualizamos a sua origem e trajetória, expondo como esse esporte europeu conquistou espaço nas instituições de ensino como uma maneira de promover a formação integral dos estudantes. Através desse entendimento, os alunos não apenas se envolveram mais ativamente nas aulas, mas também compreenderam a relevância de cada esporte em um contexto mais amplo. O método de pesquisa empregado englobou a observação minuciosa das aulas, bem como a participação ativa junto à professora de Educação Física da instituição parceira. Essa colaboração proporcionou uma visão abrangente das dinâmicas pedagógicas e das interações entre alunos e professores, enriquecendo a compreensão das práticas de ensino. Este estudo enfatiza, portanto, a relevância de uma abordagem inclusiva e holística na disciplina de Educação Física, que vai além da esfera técnica, buscando estabelecer uma conexão profunda com a cultura de movimento corporal e promovendo assim um ambiente educacional mais enriquecedor e engajador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15832_TB8468_17082023122930.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDAN RODRIGUES AFONSO" "autor_nome_curto" => "JORDAN AFONSO" "autor_email" => "jordanrodriguesafonso7@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }