Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO REMOTO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96419
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2328
    "inscrito_id" => 4070
    "titulo" => "ENSINO REMOTO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "Em vista do enfrentamento de proporção mundial da pandemia da COVID-19, fato responsável por gerar graves consequências e crises em vários âmbitos na esfera social, surge a necessidade de compreender como se deu o prosseguimento da educação básica com o ensino remoto emergencial (ERE) imposto pelas medidas de contenção para disseminação do vírus Sars-CoV-2. Dessa forma, este estudo é fruto de uma pesquisa descritiva, transversal com abordagem quali-quantitativa a qual foi realizada em formato online com 15 educadores recrutados em plataformas digitais, com o objetivo de analisar o desenvolvimento das aulas remotas de Educação Física na Educação Básica de escolas Estaduais da cidade de Campina Grande-PB, se pautando em identificar e discutir as distintas dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física, assim como destacar as principais ferramentas tecnológicas utilizadas nas aulas remotas. Para a realização da pesquisa, os dados foram colhidos através de um questionário on-line via google forms e foi desempenhada uma análise estatística, descritiva por meio da média, desvio padrão e/ou amplitude, para variáveis numéricas, comparando as características amostrais na plataforma Excel, comparando as características da amostra, por meio da geração de gráficos para leitura a dos resultados e demais observações que ocorreram em todo decorrer do processo de construção da pesquisa. Os resultados apontaram as opiniões e desafios enfrentados pelos professores e também alunos, assim como as estratégias usadas para o desenvolvimento das suas aulas. Foi identificado com o estudo, o baixo índice de participação ativa dos alunos nas aulas, devido a desigualdades ao acesso à internet, a falta de suporte das instituições para com os professores, lacunas na formação docente e a carência da prática nas aulas de Educação Física escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4070_TB2328_04052023225146.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS ÂNGELA SILVA MOUZINHO"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS"
    "autor_email" => "thaismomozinho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96419
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2328
    "inscrito_id" => 4070
    "titulo" => "ENSINO REMOTO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "Em vista do enfrentamento de proporção mundial da pandemia da COVID-19, fato responsável por gerar graves consequências e crises em vários âmbitos na esfera social, surge a necessidade de compreender como se deu o prosseguimento da educação básica com o ensino remoto emergencial (ERE) imposto pelas medidas de contenção para disseminação do vírus Sars-CoV-2. Dessa forma, este estudo é fruto de uma pesquisa descritiva, transversal com abordagem quali-quantitativa a qual foi realizada em formato online com 15 educadores recrutados em plataformas digitais, com o objetivo de analisar o desenvolvimento das aulas remotas de Educação Física na Educação Básica de escolas Estaduais da cidade de Campina Grande-PB, se pautando em identificar e discutir as distintas dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física, assim como destacar as principais ferramentas tecnológicas utilizadas nas aulas remotas. Para a realização da pesquisa, os dados foram colhidos através de um questionário on-line via google forms e foi desempenhada uma análise estatística, descritiva por meio da média, desvio padrão e/ou amplitude, para variáveis numéricas, comparando as características amostrais na plataforma Excel, comparando as características da amostra, por meio da geração de gráficos para leitura a dos resultados e demais observações que ocorreram em todo decorrer do processo de construção da pesquisa. Os resultados apontaram as opiniões e desafios enfrentados pelos professores e também alunos, assim como as estratégias usadas para o desenvolvimento das suas aulas. Foi identificado com o estudo, o baixo índice de participação ativa dos alunos nas aulas, devido a desigualdades ao acesso à internet, a falta de suporte das instituições para com os professores, lacunas na formação docente e a carência da prática nas aulas de Educação Física escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4070_TB2328_04052023225146.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS ÂNGELA SILVA MOUZINHO"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS"
    "autor_email" => "thaismomozinho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em vista do enfrentamento de proporção mundial da pandemia da COVID-19, fato responsável por gerar graves consequências e crises em vários âmbitos na esfera social, surge a necessidade de compreender como se deu o prosseguimento da educação básica com o ensino remoto emergencial (ERE) imposto pelas medidas de contenção para disseminação do vírus Sars-CoV-2. Dessa forma, este estudo é fruto de uma pesquisa descritiva, transversal com abordagem quali-quantitativa a qual foi realizada em formato online com 15 educadores recrutados em plataformas digitais, com o objetivo de analisar o desenvolvimento das aulas remotas de Educação Física na Educação Básica de escolas Estaduais da cidade de Campina Grande-PB, se pautando em identificar e discutir as distintas dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física, assim como destacar as principais ferramentas tecnológicas utilizadas nas aulas remotas. Para a realização da pesquisa, os dados foram colhidos através de um questionário on-line via google forms e foi desempenhada uma análise estatística, descritiva por meio da média, desvio padrão e/ou amplitude, para variáveis numéricas, comparando as características amostrais na plataforma Excel, comparando as características da amostra, por meio da geração de gráficos para leitura a dos resultados e demais observações que ocorreram em todo decorrer do processo de construção da pesquisa. Os resultados apontaram as opiniões e desafios enfrentados pelos professores e também alunos, assim como as estratégias usadas para o desenvolvimento das suas aulas. Foi identificado com o estudo, o baixo índice de participação ativa dos alunos nas aulas, devido a desigualdades ao acesso à internet, a falta de suporte das instituições para com os professores, lacunas na formação docente e a carência da prática nas aulas de Educação Física escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.