Este artigo apresenta os fragmentos iniciais do processo da etapa de coleta e análise de dados de entrevistas, realizadas no desenvolvimento de uma pesquisa de dissertação no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), em colaboração com o Grupo Pesquisa Currículo Integrado e Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS). A pesquisa que tem como objetivo analisar a aplicação das normas de segurança do trabalho em laboratórios escolares no contexto do ensino médio integrado à educação profissional em laboratórios do curso técnico integrado ao ensino médio em eletrotécnica e mecânica do IFMS, toma como um dos métodos de coleta de dados o uso das entrevistas com discentes, docentes e técnicos. As entrevistas tiveram sua construção e organização técnico-metodológica concebidas conforme sugerido por Szymanski (2018) que dispõe sobre a elaboração das questões desencadeadoras para maior foco no objeto de estudo, cuja condução seguem as etapas de contato inicial, condução da entrevista, expressão da compreensão, síntese e devolução. Para análise dos dados buscou-se uma abordagem multidirecional, em aproximação também com Szymanski (2018), Minayo (2002) e o aporte com as bases teóricas da EPT. O foco das entrevistas foi identificar de forma direta e indireta a percepção dos usuários em relação a segurança no uso dos laboratórios educacionais, estabelecendo parâmetros baseados nas suas experiências vividas e relação com o mundo do trabalho para além do ambiente educacional de modo a apoiar a construção de Produção Técnico-Tecnológica (PTT) que contribua com ações de reafirmação e/ou melhorias dos pontos identificados.