Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E CONTEXTUALIZADAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM INTEGRADAS: ENTRE AS MÚLTIPLAS ÁREAS DE CONHECIMENTOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99083
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5844
    "inscrito_id" => 19610
    "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E CONTEXTUALIZADAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM INTEGRADAS: ENTRE AS MÚLTIPLAS ÁREAS DE CONHECIMENTOS"
    "resumo" => "A Instituição de ensino tem um importante papel na Educação, pois é responsável pelo desenvolvimento das competências básicas dos estudantes. Sabemos que, o ensino-aprendizagem de química, precisa ser fortalecido, ele está muito distante do que o aluno vivência hoje, Por exemplo, em relação aos conceitos de Química, a abordagem dos conteúdos, poderia dá ênfase, a acontecimentos reais do dia-a-dia dos discentes proporcionando uma reflexão crítica, consequentemente isso iria contribuir na formação para o exercício da cidadania dos alunos. Assim, na busca de repensar o ensino de Química relacionado à realidade do estudante, realizamos atividades experimentais e contextualizadas, relacionadas entre as múltiplas áreas de conhecimento, como as obras de Cruz e Sousa, poeta negro de Santa Catarina, Conceição Evaristo, e entre outros autores. Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo analisar a importância de atividades experimentais e contextualizadas como instrumento pedagógico para construção de aprendizagem integradas no Ensino de Química, entre as múltiplas áreas de conhecimento, em uma escola pública de atuação do MOCIM ( Mostra Cientifica Multidisciplinar) na cidade de CARUARU - PE. A abordagem metodológica desta pesquisa se-caracterizou como quantitativa, com seus objetivos voltados ao aspecto exploratório ao qual coletamos dados que possibilitaram conhecer, discutir e compreender algumas concepções dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Química. Os resultados Esperados foram satisfatórios, os discentes compreenderam e relacionaram os conceitos de química com, obras de Cruz e Sousa, e Conceição Evaristo, Mariele Franco, Paulo Freire, Malala e Oscar Niemeyer e o seu significado, e conseguiram diminuir a abstração da Química a partir dessas atividades vivenciadas na MOCIM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19610_TB5844_20062023152304.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLY CARMEM"
    "autor_nome_curto" => "WILLY CARMEM"
    "autor_email" => "willycsilva.ufpe@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99083
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5844
    "inscrito_id" => 19610
    "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E CONTEXTUALIZADAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM INTEGRADAS: ENTRE AS MÚLTIPLAS ÁREAS DE CONHECIMENTOS"
    "resumo" => "A Instituição de ensino tem um importante papel na Educação, pois é responsável pelo desenvolvimento das competências básicas dos estudantes. Sabemos que, o ensino-aprendizagem de química, precisa ser fortalecido, ele está muito distante do que o aluno vivência hoje, Por exemplo, em relação aos conceitos de Química, a abordagem dos conteúdos, poderia dá ênfase, a acontecimentos reais do dia-a-dia dos discentes proporcionando uma reflexão crítica, consequentemente isso iria contribuir na formação para o exercício da cidadania dos alunos. Assim, na busca de repensar o ensino de Química relacionado à realidade do estudante, realizamos atividades experimentais e contextualizadas, relacionadas entre as múltiplas áreas de conhecimento, como as obras de Cruz e Sousa, poeta negro de Santa Catarina, Conceição Evaristo, e entre outros autores. Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo analisar a importância de atividades experimentais e contextualizadas como instrumento pedagógico para construção de aprendizagem integradas no Ensino de Química, entre as múltiplas áreas de conhecimento, em uma escola pública de atuação do MOCIM ( Mostra Cientifica Multidisciplinar) na cidade de CARUARU - PE. A abordagem metodológica desta pesquisa se-caracterizou como quantitativa, com seus objetivos voltados ao aspecto exploratório ao qual coletamos dados que possibilitaram conhecer, discutir e compreender algumas concepções dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Química. Os resultados Esperados foram satisfatórios, os discentes compreenderam e relacionaram os conceitos de química com, obras de Cruz e Sousa, e Conceição Evaristo, Mariele Franco, Paulo Freire, Malala e Oscar Niemeyer e o seu significado, e conseguiram diminuir a abstração da Química a partir dessas atividades vivenciadas na MOCIM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19610_TB5844_20062023152304.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLY CARMEM"
    "autor_nome_curto" => "WILLY CARMEM"
    "autor_email" => "willycsilva.ufpe@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Instituição de ensino tem um importante papel na Educação, pois é responsável pelo desenvolvimento das competências básicas dos estudantes. Sabemos que, o ensino-aprendizagem de química, precisa ser fortalecido, ele está muito distante do que o aluno vivência hoje, Por exemplo, em relação aos conceitos de Química, a abordagem dos conteúdos, poderia dá ênfase, a acontecimentos reais do dia-a-dia dos discentes proporcionando uma reflexão crítica, consequentemente isso iria contribuir na formação para o exercício da cidadania dos alunos. Assim, na busca de repensar o ensino de Química relacionado à realidade do estudante, realizamos atividades experimentais e contextualizadas, relacionadas entre as múltiplas áreas de conhecimento, como as obras de Cruz e Sousa, poeta negro de Santa Catarina, Conceição Evaristo, e entre outros autores. Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo analisar a importância de atividades experimentais e contextualizadas como instrumento pedagógico para construção de aprendizagem integradas no Ensino de Química, entre as múltiplas áreas de conhecimento, em uma escola pública de atuação do MOCIM ( Mostra Cientifica Multidisciplinar) na cidade de CARUARU - PE. A abordagem metodológica desta pesquisa se-caracterizou como quantitativa, com seus objetivos voltados ao aspecto exploratório ao qual coletamos dados que possibilitaram conhecer, discutir e compreender algumas concepções dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Química. Os resultados Esperados foram satisfatórios, os discentes compreenderam e relacionaram os conceitos de química com, obras de Cruz e Sousa, e Conceição Evaristo, Mariele Franco, Paulo Freire, Malala e Oscar Niemeyer e o seu significado, e conseguiram diminuir a abstração da Química a partir dessas atividades vivenciadas na MOCIM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.