Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM: UMA ELETIVA VOLTADA PARA O ENSINO DA PARASITOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98108
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4592
    "inscrito_id" => 19537
    "titulo" => "ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM: UMA ELETIVA VOLTADA PARA O ENSINO DA PARASITOLOGIA"
    "resumo" => "O estudo sobre a parasitologia na educação básica contribui para que os estudantes tenham o entendimento sobre o que são e como agem os principais parasitas que prejudicam a saúde pública. Como forma de envolver a temática de forma mais lúdica e atrativa foi organizada uma disciplina eletiva que traz como título "Animais fantásticos e onde habitam" para criar um cenário do mundo mágico de bruxos derivado da saga Harry Potter, tão popular entre os adolescentes. Portanto, esse estudo tem como objetivo relatar as atividades que foram desenvolvidas durante a referida disciplina com os alunos da Escola Estadual Monsenhor Honório, Pendências/RN. Para isso, assume uma abordagem qualitativa baseada em um relato de experiência da professora da disciplina autora deste estudo. A eletiva teve como foco na aprendizagem dos parasitas que mais atingem a população, entendendo desde suas estruturas corpóreas, doenças relacionadas e modo de transmissão e profilaxia, sendo eles: piolhos, carrapatos, tênias e lombrigas. Para isso, as atividades desenvolvidas foram as mais diversas. De forma introdutória sobre a temática teve o jogo de cards para identificação da definição sobre parasitismo dentre as demais relações ecológicas. Montagem de um mapa mental a partir de termos fornecidos aos estudantes. Estudo sobre os diferentes tipos de piolhos. Identificação das estruturas do carrapato a partir de microscópio óptico. Interpretação de reportagem sobre ascaridíase. Desenhos da tênia do boi e do porco. Debate sobre um episódio da série "Dr. House" sobre a cisticercose. Construção de malas de papelão com informações sobre os parasitas estudados e de modelos didáticos dos mesmos a partir do uso de biscuit para serem apresentados durante um evento escolar. A participação dos estudantes diante das atividades foi bastante significativa, conseguindo mobilizar a turma para uma aprendizagem envolvendo a coletividade, criatividade, engajamento e protagonismo diante os assuntos abordados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19537_TB4592_08102023162826.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARI MARTINS"
    "autor_email" => "larissa.ms.91@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98108
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4592
    "inscrito_id" => 19537
    "titulo" => "ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM: UMA ELETIVA VOLTADA PARA O ENSINO DA PARASITOLOGIA"
    "resumo" => "O estudo sobre a parasitologia na educação básica contribui para que os estudantes tenham o entendimento sobre o que são e como agem os principais parasitas que prejudicam a saúde pública. Como forma de envolver a temática de forma mais lúdica e atrativa foi organizada uma disciplina eletiva que traz como título "Animais fantásticos e onde habitam" para criar um cenário do mundo mágico de bruxos derivado da saga Harry Potter, tão popular entre os adolescentes. Portanto, esse estudo tem como objetivo relatar as atividades que foram desenvolvidas durante a referida disciplina com os alunos da Escola Estadual Monsenhor Honório, Pendências/RN. Para isso, assume uma abordagem qualitativa baseada em um relato de experiência da professora da disciplina autora deste estudo. A eletiva teve como foco na aprendizagem dos parasitas que mais atingem a população, entendendo desde suas estruturas corpóreas, doenças relacionadas e modo de transmissão e profilaxia, sendo eles: piolhos, carrapatos, tênias e lombrigas. Para isso, as atividades desenvolvidas foram as mais diversas. De forma introdutória sobre a temática teve o jogo de cards para identificação da definição sobre parasitismo dentre as demais relações ecológicas. Montagem de um mapa mental a partir de termos fornecidos aos estudantes. Estudo sobre os diferentes tipos de piolhos. Identificação das estruturas do carrapato a partir de microscópio óptico. Interpretação de reportagem sobre ascaridíase. Desenhos da tênia do boi e do porco. Debate sobre um episódio da série "Dr. House" sobre a cisticercose. Construção de malas de papelão com informações sobre os parasitas estudados e de modelos didáticos dos mesmos a partir do uso de biscuit para serem apresentados durante um evento escolar. A participação dos estudantes diante das atividades foi bastante significativa, conseguindo mobilizar a turma para uma aprendizagem envolvendo a coletividade, criatividade, engajamento e protagonismo diante os assuntos abordados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19537_TB4592_08102023162826.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARI MARTINS"
    "autor_email" => "larissa.ms.91@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estudo sobre a parasitologia na educação básica contribui para que os estudantes tenham o entendimento sobre o que são e como agem os principais parasitas que prejudicam a saúde pública. Como forma de envolver a temática de forma mais lúdica e atrativa foi organizada uma disciplina eletiva que traz como título "Animais fantásticos e onde habitam" para criar um cenário do mundo mágico de bruxos derivado da saga Harry Potter, tão popular entre os adolescentes. Portanto, esse estudo tem como objetivo relatar as atividades que foram desenvolvidas durante a referida disciplina com os alunos da Escola Estadual Monsenhor Honório, Pendências/RN. Para isso, assume uma abordagem qualitativa baseada em um relato de experiência da professora da disciplina autora deste estudo. A eletiva teve como foco na aprendizagem dos parasitas que mais atingem a população, entendendo desde suas estruturas corpóreas, doenças relacionadas e modo de transmissão e profilaxia, sendo eles: piolhos, carrapatos, tênias e lombrigas. Para isso, as atividades desenvolvidas foram as mais diversas. De forma introdutória sobre a temática teve o jogo de cards para identificação da definição sobre parasitismo dentre as demais relações ecológicas. Montagem de um mapa mental a partir de termos fornecidos aos estudantes. Estudo sobre os diferentes tipos de piolhos. Identificação das estruturas do carrapato a partir de microscópio óptico. Interpretação de reportagem sobre ascaridíase. Desenhos da tênia do boi e do porco. Debate sobre um episódio da série "Dr. House" sobre a cisticercose. Construção de malas de papelão com informações sobre os parasitas estudados e de modelos didáticos dos mesmos a partir do uso de biscuit para serem apresentados durante um evento escolar. A participação dos estudantes diante das atividades foi bastante significativa, conseguindo mobilizar a turma para uma aprendizagem envolvendo a coletividade, criatividade, engajamento e protagonismo diante os assuntos abordados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.