Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UTILIZANDO O NOVO ÍNDICE DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99275
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6096
    "inscrito_id" => 2153
    "titulo" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UTILIZANDO O NOVO ÍNDICE DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "É inegável que as pessoas possuem um ritmo e uma forma própria de aprender, possuem estilos próprios de aprendizagem. Os estilos de aprendizagem é a forma que uma pessoa utiliza para aprender os conteúdos propostos. Por isso, é preciso que os professores tenham conhecimento sobre os diferentes estilos de aprendizagem existentes, pois estes constituem uma ferramenta importante para o seu trabalho em sala de aula. Essa pesquisa deve ser realizada em qualquer etapa e modalidade da Educação e com alunos e professores, visto que os professores precisam conhecer a forma como seu aluno aprende e também seus estilos de aprendizagem. Por esta razão, a presente pesquisa teve por objetivo realizar um diagnóstico dos estilos de aprendizagem dos professores da EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão. A pesquisa foi baseada no modelo de estilos de aprendizagem de Felder e Silverman, cuja proposta teórica define 16 diferentes perfis comportamentais, buscando identificar diferentes estilos de aprendizagem. Foi aplicado o inventário do Novo Índice de estilos de Aprendizagem com 9 professores. Antes da aplicação dos questionários, foi explicado do que se tratava a pesquisa, sobre o sigilo da identidade do voluntário e das respostas e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O entrevistado respondeu um questionário com 20 questões do Novo Índice de estilos de aprendizagem. Após a coleta dos dados, as respostas foram utilizadas para determinar os estilos de aprendizagem de cada professor. Os resultados obtidos indicaram que os docentes apresentaram estilos de aprendizagem predominantemente sensoriais (88,88%), verbais (66,66%), ativos (66,66%) e sequenciais (77,77%)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2153_TB6096_10122023210327.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA LIMA MACHADO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Renata Machado"
    "autor_email" => "renatalmsilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99275
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6096
    "inscrito_id" => 2153
    "titulo" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UTILIZANDO O NOVO ÍNDICE DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "É inegável que as pessoas possuem um ritmo e uma forma própria de aprender, possuem estilos próprios de aprendizagem. Os estilos de aprendizagem é a forma que uma pessoa utiliza para aprender os conteúdos propostos. Por isso, é preciso que os professores tenham conhecimento sobre os diferentes estilos de aprendizagem existentes, pois estes constituem uma ferramenta importante para o seu trabalho em sala de aula. Essa pesquisa deve ser realizada em qualquer etapa e modalidade da Educação e com alunos e professores, visto que os professores precisam conhecer a forma como seu aluno aprende e também seus estilos de aprendizagem. Por esta razão, a presente pesquisa teve por objetivo realizar um diagnóstico dos estilos de aprendizagem dos professores da EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão. A pesquisa foi baseada no modelo de estilos de aprendizagem de Felder e Silverman, cuja proposta teórica define 16 diferentes perfis comportamentais, buscando identificar diferentes estilos de aprendizagem. Foi aplicado o inventário do Novo Índice de estilos de Aprendizagem com 9 professores. Antes da aplicação dos questionários, foi explicado do que se tratava a pesquisa, sobre o sigilo da identidade do voluntário e das respostas e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O entrevistado respondeu um questionário com 20 questões do Novo Índice de estilos de aprendizagem. Após a coleta dos dados, as respostas foram utilizadas para determinar os estilos de aprendizagem de cada professor. Os resultados obtidos indicaram que os docentes apresentaram estilos de aprendizagem predominantemente sensoriais (88,88%), verbais (66,66%), ativos (66,66%) e sequenciais (77,77%)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2153_TB6096_10122023210327.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA LIMA MACHADO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Renata Machado"
    "autor_email" => "renatalmsilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É inegável que as pessoas possuem um ritmo e uma forma própria de aprender, possuem estilos próprios de aprendizagem. Os estilos de aprendizagem é a forma que uma pessoa utiliza para aprender os conteúdos propostos. Por isso, é preciso que os professores tenham conhecimento sobre os diferentes estilos de aprendizagem existentes, pois estes constituem uma ferramenta importante para o seu trabalho em sala de aula. Essa pesquisa deve ser realizada em qualquer etapa e modalidade da Educação e com alunos e professores, visto que os professores precisam conhecer a forma como seu aluno aprende e também seus estilos de aprendizagem. Por esta razão, a presente pesquisa teve por objetivo realizar um diagnóstico dos estilos de aprendizagem dos professores da EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão. A pesquisa foi baseada no modelo de estilos de aprendizagem de Felder e Silverman, cuja proposta teórica define 16 diferentes perfis comportamentais, buscando identificar diferentes estilos de aprendizagem. Foi aplicado o inventário do Novo Índice de estilos de Aprendizagem com 9 professores. Antes da aplicação dos questionários, foi explicado do que se tratava a pesquisa, sobre o sigilo da identidade do voluntário e das respostas e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O entrevistado respondeu um questionário com 20 questões do Novo Índice de estilos de aprendizagem. Após a coleta dos dados, as respostas foram utilizadas para determinar os estilos de aprendizagem de cada professor. Os resultados obtidos indicaram que os docentes apresentaram estilos de aprendizagem predominantemente sensoriais (88,88%), verbais (66,66%), ativos (66,66%) e sequenciais (77,77%).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.