ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UTILIZANDO O NOVO ÍNDICE DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99275 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6096 "inscrito_id" => 2153 "titulo" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UTILIZANDO O NOVO ÍNDICE DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "É inegável que as pessoas possuem um ritmo e uma forma própria de aprender, possuem estilos próprios de aprendizagem. Os estilos de aprendizagem é a forma que uma pessoa utiliza para aprender os conteúdos propostos. Por isso, é preciso que os professores tenham conhecimento sobre os diferentes estilos de aprendizagem existentes, pois estes constituem uma ferramenta importante para o seu trabalho em sala de aula. Essa pesquisa deve ser realizada em qualquer etapa e modalidade da Educação e com alunos e professores, visto que os professores precisam conhecer a forma como seu aluno aprende e também seus estilos de aprendizagem. Por esta razão, a presente pesquisa teve por objetivo realizar um diagnóstico dos estilos de aprendizagem dos professores da EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão. A pesquisa foi baseada no modelo de estilos de aprendizagem de Felder e Silverman, cuja proposta teórica define 16 diferentes perfis comportamentais, buscando identificar diferentes estilos de aprendizagem. Foi aplicado o inventário do Novo Índice de estilos de Aprendizagem com 9 professores. Antes da aplicação dos questionários, foi explicado do que se tratava a pesquisa, sobre o sigilo da identidade do voluntário e das respostas e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O entrevistado respondeu um questionário com 20 questões do Novo Índice de estilos de aprendizagem. Após a coleta dos dados, as respostas foram utilizadas para determinar os estilos de aprendizagem de cada professor. Os resultados obtidos indicaram que os docentes apresentaram estilos de aprendizagem predominantemente sensoriais (88,88%), verbais (66,66%), ativos (66,66%) e sequenciais (77,77%)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2153_TB6096_10122023210327.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA LIMA MACHADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Renata Machado" "autor_email" => "renatalmsilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99275 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6096 "inscrito_id" => 2153 "titulo" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UTILIZANDO O NOVO ÍNDICE DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "É inegável que as pessoas possuem um ritmo e uma forma própria de aprender, possuem estilos próprios de aprendizagem. Os estilos de aprendizagem é a forma que uma pessoa utiliza para aprender os conteúdos propostos. Por isso, é preciso que os professores tenham conhecimento sobre os diferentes estilos de aprendizagem existentes, pois estes constituem uma ferramenta importante para o seu trabalho em sala de aula. Essa pesquisa deve ser realizada em qualquer etapa e modalidade da Educação e com alunos e professores, visto que os professores precisam conhecer a forma como seu aluno aprende e também seus estilos de aprendizagem. Por esta razão, a presente pesquisa teve por objetivo realizar um diagnóstico dos estilos de aprendizagem dos professores da EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lia Beltrão. A pesquisa foi baseada no modelo de estilos de aprendizagem de Felder e Silverman, cuja proposta teórica define 16 diferentes perfis comportamentais, buscando identificar diferentes estilos de aprendizagem. Foi aplicado o inventário do Novo Índice de estilos de Aprendizagem com 9 professores. Antes da aplicação dos questionários, foi explicado do que se tratava a pesquisa, sobre o sigilo da identidade do voluntário e das respostas e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O entrevistado respondeu um questionário com 20 questões do Novo Índice de estilos de aprendizagem. Após a coleta dos dados, as respostas foram utilizadas para determinar os estilos de aprendizagem de cada professor. Os resultados obtidos indicaram que os docentes apresentaram estilos de aprendizagem predominantemente sensoriais (88,88%), verbais (66,66%), ativos (66,66%) e sequenciais (77,77%)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2153_TB6096_10122023210327.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA LIMA MACHADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Renata Machado" "autor_email" => "renatalmsilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }