CONSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA SURDOS E SUA VIABILIDADE PARA USO NO ENSINO DE BIOLOGIA À LUZ DA TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100045 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7109 "inscrito_id" => 19861 "titulo" => "CONSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA SURDOS E SUA VIABILIDADE PARA USO NO ENSINO DE BIOLOGIA À LUZ DA TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo discutir a correlação entre a produção, e a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro e jogos virtuais adaptados para surdos em LIBRAS, inspirados nos conceitos da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como facilitadores da aprendizagem e para auxiliar no ensino de conteúdos de ciências e biologia no ensino médio e no ensino superior. Utilizamos a obra didática: “Fundamentos da biologia celular” de Bruce Alberts [et al.] 4ª edição, para abordar os seguintes conteúdos teóricos de “Biologia Básica”: I – Ciclo de divisão celular; II – Do DNA à proteína: como as células leem o genoma; III – Replicação, reparo e recombinação de DNA. Os jogos precisam ser adaptados devido às particularidades do estudante surdos, todavia, permite aprofundar o conhecimento dos conteúdos-alvo, permitindo a interação e participação de todos os estudantes. Percebeu-se que, os autores, estudantes em formação inicial para docência de Ciências e Biologia, desde a criação dos jogos de tabuleiro e dos jogos virtuais, se apropriam de conceitos, vivenciam situações interdisciplinares, trocam informações, compartilham ideias, absorvendo o conteúdo de forma divertida, desenvolvendo a criatividade e interagindo com os colegas de forma mais descontraída, o que facilita a socialização entre os alunos, o desenvolvimento de atividades em grupo, a colaboração, a cooperação, a autonomia, a investigação, a busca por resolução de problemas, desenvolvimento da consciência crítica, a reflexão e a tomada de consciência. A pergunta norteadora desse trabalho: Como desenvolver a adaptação dos jogos didáticos de modo efetivo ao estudante surdo, garantindo abordagem eficaz do conteúdo-alvo para sua melhor aprendizagem? Os resultados mostram que a confecção e o uso de jogos de tabuleiro e jogos virtuais, ajudam para e na compreensão de certos conceitos biológicos além da possibilidade de melhor contextualização do conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19861_TB7109_10122023204744.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS SOUZA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS SANTANA" "autor_email" => "tecomatheus.sax@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100045 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7109 "inscrito_id" => 19861 "titulo" => "CONSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA SURDOS E SUA VIABILIDADE PARA USO NO ENSINO DE BIOLOGIA À LUZ DA TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo discutir a correlação entre a produção, e a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro e jogos virtuais adaptados para surdos em LIBRAS, inspirados nos conceitos da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como facilitadores da aprendizagem e para auxiliar no ensino de conteúdos de ciências e biologia no ensino médio e no ensino superior. Utilizamos a obra didática: “Fundamentos da biologia celular” de Bruce Alberts [et al.] 4ª edição, para abordar os seguintes conteúdos teóricos de “Biologia Básica”: I – Ciclo de divisão celular; II – Do DNA à proteína: como as células leem o genoma; III – Replicação, reparo e recombinação de DNA. Os jogos precisam ser adaptados devido às particularidades do estudante surdos, todavia, permite aprofundar o conhecimento dos conteúdos-alvo, permitindo a interação e participação de todos os estudantes. Percebeu-se que, os autores, estudantes em formação inicial para docência de Ciências e Biologia, desde a criação dos jogos de tabuleiro e dos jogos virtuais, se apropriam de conceitos, vivenciam situações interdisciplinares, trocam informações, compartilham ideias, absorvendo o conteúdo de forma divertida, desenvolvendo a criatividade e interagindo com os colegas de forma mais descontraída, o que facilita a socialização entre os alunos, o desenvolvimento de atividades em grupo, a colaboração, a cooperação, a autonomia, a investigação, a busca por resolução de problemas, desenvolvimento da consciência crítica, a reflexão e a tomada de consciência. A pergunta norteadora desse trabalho: Como desenvolver a adaptação dos jogos didáticos de modo efetivo ao estudante surdo, garantindo abordagem eficaz do conteúdo-alvo para sua melhor aprendizagem? Os resultados mostram que a confecção e o uso de jogos de tabuleiro e jogos virtuais, ajudam para e na compreensão de certos conceitos biológicos além da possibilidade de melhor contextualização do conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19861_TB7109_10122023204744.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS SOUZA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS SANTANA" "autor_email" => "tecomatheus.sax@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }