O enfoque principal do estudo em questão é abordar o uso de jogos matemáticos nas escolas voltados para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltando a importância do uso de metodologias específicas. Desta maneira, sugerimos a utilização de técnicas que proporcionem atividades mais didáticas para o aprendizado desses estudantes a partir da integração de jogos didáticos no currículo escolar, especialmente para o ensino da aritmética, para estudantes do ensino fundamental menor (1º ao 5º ano). Além disso, é fundamental que os profissionais da área da educação, incluindo professores, possuam conhecimento sobre TEA e suas especificidades, a fim de criar um ambiente de estudo adequado. Neste sentido, para o desenvolvimento das atividades, sugerimos a utilização de jogos com materiais presentes no cotidiano dos estudantes, com o intuito de promover o aprendizado de maneira significativa. Ademais, os professores podem adaptar jogos utilizando materiais recicláveis, como palitos de picolé colocando-os como objetos a serem contados, de maneira que o estudante consiga colocar, por exemplo, a quantidade de palitos que representa a adição de dois palitos mais três palitos, para trabalhar as operações básicas da aritmética – adição, subtração, multiplicação e divisão. Outro aspecto importante é buscar promover atividades que estimulem a interação social das crianças com os demais estudantes da turma, integrando-os nos jogos. Isso contribuirá para o crescimento intelectual e social do estudante com TEA, proporcionando um ambiente inclusivo e de aprendizado colaborativo.