Este trabalho tem como objetivo abordar o tema da violência contra a mulher em sala de aula, por meio de obras da contemporaneidade. Para isso, utiliza-se do conto “Venha ver o pôr do sol” de Lygia Fagundes Telles, e faz-se uma análise comparativa com obras de arte como músicas e artes visuais. O trabalho desenvolvido utiliza da metodologia de revisão bibliográfica e para a abordagem das obras se baseia nas sequências básicas e expandidas propostas por Rildo Cosson que fornecem ao professor um modelo de como trabalhar textos literários em sala de aula numa sequência que permite a abordagem das temáticas e também relação com outros textos. A prática aqui proposta é norteada pela teoria dos multiletramentos de Roxane Rojo que aponta possibilidades para que o aluno obtenha não somente o letramento da palavra, mas também de sons e imagens e consiga identificar nessas obras suas intertextualidades e relações. Diante disso, busca-se identificar nos textos como a misoginia ocorre de forma tão naturalizada, visto que, no imaginário coletivo as relações de gênero baseiam-se em o homem ser o detentor de todo o poder em relação à mulher, podendo até por fim em sua vida se achar necessário, como ocorre no conto. Por fim, conclui-se que não só a obra de Lygia Fagundes em si explora o tema da violência contra a mulher de forma que pode provocar reflexões valorosas no ensino, como o diálogo com outras artes constrói de forma significativa essa percepção, pois enriquece não só a interpretação, como também as possibilidades de debates provocados, provocando no aluno um estímulo ao pensamento crítico.