A inclusão da Educação Ambiental (EA) nas instituições de ensino é fundamental para a transformação da consciência ambiental da sociedade, sendo o corpo docente responsável por essa importante função. Numa concepção de reavaliar como as concepções e práticas ambientais são tratadas no processo ensino aprendizagem no ensino fundamental I, este estudo teve como objetivo compreender a relevância da Educação Ambiental no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental I em uma Escola do campo localizada na área rural, do município de Lábrea – AM. O levantamento bibliográfico se deu por meio da análise de publicações retiradas de plataformas, como Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e periodicos (Portal da CAPES), incluindo as publicações entre 1986 a 2022 usando como descritores: meio ambiente, pratica docente, formação continuada. Os resultados mostram um trajeto extenso a ser trilhado, pois a maioria dos docentes não tem conhecimento das práticas ambientais e trabalham com a temática em caráter interdisciplinar mas somente em datas comemorativas como o Dia do Meio Ambiente, Dia da Água e muitas vezes reproduzindo práticas que foram vivenciadas em seu tempo de escola caracterizando uma visão predominantemente conservadora a fim de romper com esse modelo, a formação continuada pode ser uma via importante para aplicar as práticas ambientais e a interdisciplinaridade de maneira adequada, de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que são direcionada para a formação de indivíduos críticos e atuantes perante os problemas socioambientais. Portanto, os professores devem inserir esses assuntos em sua prática pedagógica, utilizando diversidade de recursos pedagógicos e de forma transversal e interdisciplinar. Assim, a presença e importância das atividades de educação ambiental no ambiente escolar se torna imprescindível para uma maior sensibilização, promovendo possíveis propagadores das informações.