Atualmente é nítida a importância de Tecnologias Educacionais inovadoras, com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem nas instituições educacionais do Brasil. Neste contexto, o uso da manufatura aditiva, popularmente conhecida como impressão 3D, seria uma dessas possibilidades, por se caracterizar como uma tecnologia capaz de produzir inúmeros modelos, com diferentes formas e dimensões. Na educação básica, os assuntos inerentes à Biologia englobam diversos conteúdos cuja percepção não é tangível, como, por exemplo, o estudo das células, dos microrganismos e dos genes. Dessa forma, modelos biológicos tridimensionais fabricados através da impressão 3D podem ser utilizados como facilitadores do aprendizado, permitindo que o estudante manipule o material, complementando o entendimento do conteúdo escrito e as figuras dos livros-texto. Nesta perspectiva, o objetivo principal foi investigar a disponibilidade de modelos didáticos na área de Biologia disponíveis em plataformas digitais para impressão 3D, como também associar os conteúdos de Biologia relacionados aos modelos encontrados. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas correlacionados à impressão 3D e a modelos didáticos na área de Biologia. Em seguida, estão sendo catalogadas as plataformas digitais que disponibilizam modelos didáticos gratuitos para a impressão 3D na área de Biologia. Também estão sendo utilizados livros didáticos de Biologia para avaliar a adequação do uso dos modelos 3D com as temáticas trabalhadas na área de Biologia no Ensino Médio. Foram catalogadas três plataformas digitais que disponibilizam modelos 3D gratuitos que podem ser utilizados em diferentes conteúdos de Biologia. Também foram verificados modelos em 3D associados com conteúdos de Biologia, os quais podem ser trabalhados durante as aulas de Biologia com o objetivo de facilitar o ensino-aprendizagem em diferente temáticas. Os principais conteúdos associados aos modelos foram: Citologia, Anatomia Humana, Genética, Evolução, Anatomia e Fisiologia comparada, Embriologia e Diversidade de Seres Vivos.