Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CLUBES DE MATEMÁTICA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO EM ÁLGEBRA PARA OS ANOS INICIAIS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99913
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6938
    "inscrito_id" => 10474
    "titulo" => "CLUBES DE MATEMÁTICA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO EM ÁLGEBRA PARA OS ANOS INICIAIS."
    "resumo" => "Esse estudo reflete a vivência da relação teoria e a prática no ensino de Matemática, especialmente da álgebra, na formação dos alunos de licenciatura em Pedagogia. O objetivo geral é discutir as contribuições de um Clube de Matemática no curso de Pedagogia com o foco no pensamento algébrico articulando-se à aritmética; como objetivos específicos temos: levantar um diagnóstico sobre o conhecimento da álgebra na relação com as operações aritméticas e analisar as atividades didáticas vivenciadas a partir das dificuldades apresentadas. Como referencial teórico aprofundamos os conceitos de álgebra e pensamento algébrico para os anos iniciais, considerando que essa área vem se expandindo em diferentes pesquisas, sendo desdobradas em orientações curriculares, como no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014) e da Base Nacional Comum Curricular (2017). Por meio de uma abordagem qualitativa e pedagógica foi instituído um Clube de Matemática com encontros semanais, envolvendo estudantes de Pedagogia, cujas atividades envolviam jogos e resolução de problemas mediados por registros individuais e discussão coletiva. A participação no clube ocorreu de maneira voluntária, com participação associada à certificação com carga horária necessária aos componentes flexíveis. A vivência de atividades no Clube teve início com a aplicação de um diagnóstico acerca dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre pensamento algébrico associado à aritmética. Este material permitiu o planejamento das atividades seguintes envolvendo: jogos envolvendo as operações aritméticas (Cubra 9, Cubra 12 e Quatro em linha) e tarefas com sequências repetitivas e recursivas, promovendo o alcance da generalização. O projeto ainda está em andamento, mas os resultados indicam avanços na compreensão de conceitos, na reflexão sobre procedimentos e melhor relacionamento com o componente de Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10474_TB6938_10122023231154.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENA MARTINS DOS SANTOS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "HELENA"
    "autor_email" => "helenalopesluz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99913
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6938
    "inscrito_id" => 10474
    "titulo" => "CLUBES DE MATEMÁTICA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO EM ÁLGEBRA PARA OS ANOS INICIAIS."
    "resumo" => "Esse estudo reflete a vivência da relação teoria e a prática no ensino de Matemática, especialmente da álgebra, na formação dos alunos de licenciatura em Pedagogia. O objetivo geral é discutir as contribuições de um Clube de Matemática no curso de Pedagogia com o foco no pensamento algébrico articulando-se à aritmética; como objetivos específicos temos: levantar um diagnóstico sobre o conhecimento da álgebra na relação com as operações aritméticas e analisar as atividades didáticas vivenciadas a partir das dificuldades apresentadas. Como referencial teórico aprofundamos os conceitos de álgebra e pensamento algébrico para os anos iniciais, considerando que essa área vem se expandindo em diferentes pesquisas, sendo desdobradas em orientações curriculares, como no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014) e da Base Nacional Comum Curricular (2017). Por meio de uma abordagem qualitativa e pedagógica foi instituído um Clube de Matemática com encontros semanais, envolvendo estudantes de Pedagogia, cujas atividades envolviam jogos e resolução de problemas mediados por registros individuais e discussão coletiva. A participação no clube ocorreu de maneira voluntária, com participação associada à certificação com carga horária necessária aos componentes flexíveis. A vivência de atividades no Clube teve início com a aplicação de um diagnóstico acerca dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre pensamento algébrico associado à aritmética. Este material permitiu o planejamento das atividades seguintes envolvendo: jogos envolvendo as operações aritméticas (Cubra 9, Cubra 12 e Quatro em linha) e tarefas com sequências repetitivas e recursivas, promovendo o alcance da generalização. O projeto ainda está em andamento, mas os resultados indicam avanços na compreensão de conceitos, na reflexão sobre procedimentos e melhor relacionamento com o componente de Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10474_TB6938_10122023231154.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENA MARTINS DOS SANTOS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "HELENA"
    "autor_email" => "helenalopesluz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse estudo reflete a vivência da relação teoria e a prática no ensino de Matemática, especialmente da álgebra, na formação dos alunos de licenciatura em Pedagogia. O objetivo geral é discutir as contribuições de um Clube de Matemática no curso de Pedagogia com o foco no pensamento algébrico articulando-se à aritmética; como objetivos específicos temos: levantar um diagnóstico sobre o conhecimento da álgebra na relação com as operações aritméticas e analisar as atividades didáticas vivenciadas a partir das dificuldades apresentadas. Como referencial teórico aprofundamos os conceitos de álgebra e pensamento algébrico para os anos iniciais, considerando que essa área vem se expandindo em diferentes pesquisas, sendo desdobradas em orientações curriculares, como no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014) e da Base Nacional Comum Curricular (2017). Por meio de uma abordagem qualitativa e pedagógica foi instituído um Clube de Matemática com encontros semanais, envolvendo estudantes de Pedagogia, cujas atividades envolviam jogos e resolução de problemas mediados por registros individuais e discussão coletiva. A participação no clube ocorreu de maneira voluntária, com participação associada à certificação com carga horária necessária aos componentes flexíveis. A vivência de atividades no Clube teve início com a aplicação de um diagnóstico acerca dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre pensamento algébrico associado à aritmética. Este material permitiu o planejamento das atividades seguintes envolvendo: jogos envolvendo as operações aritméticas (Cubra 9, Cubra 12 e Quatro em linha) e tarefas com sequências repetitivas e recursivas, promovendo o alcance da generalização. O projeto ainda está em andamento, mas os resultados indicam avanços na compreensão de conceitos, na reflexão sobre procedimentos e melhor relacionamento com o componente de Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.