Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LUTO COMO DEMANDA DE ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96869
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2938
    "inscrito_id" => 11228
    "titulo" => "O LUTO COMO DEMANDA DE ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR"
    "resumo" => "O luto é um processo natural de sofrimento do ser humano, que acontece diante da vivência ou mesmo da possibilidade de vivenciar uma perda. Estes acontecimentos podem despertar emoções e reações como tristeza, aperto no peito e sensação de vazio. Somadas às demais angústias e desafios experimentados no período da adolescência, além da vulnerabilidade emocional em que muitos se encontram, este é um tema relevante para falar na escola. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de promoção de rodas de conversa sobre luto em uma escola municipal do Agreste Pernambucano. Através de escutas individuais e outras expressões de sofrimento relatadas por alunos durante projetos desenvolvidos na escola, foi possível identificar que o luto era um sofrimento recorrente, porém não expressado pelos alunos. Após identificar essa demanda, a psicóloga da escola propôs a realização de grupos sobre a temática, que tiveram mais de 60 interessados em participar. Devido à quantidade de interessados, foram realizados três grupos com média de 20 alunos de anos finais, turmas que receberam a divulgação para o momento. Cada grupo contou com quatro momentos: contrato inicial; psicoeducação sobre luto; compartilhamento de experiências ou outros conhecimentos sobre luto; produção artística sobre o que aprendeu no grupo. Como resultado, foi percebida a adesão dos participantes, tanto durante os momentos de interação do grupo, quanto durante a socialização, nos quais os participantes relataram que o momento foi de grande aprendizado, se sentiram aliviados(as), afirmando que não tinham espaço de fala fora do grupo, e gostariam de novos encontros. Há estudos publicados que indicam demanda e resultados parecidos durante intervenções escolares. Este tipo de experiência enfatiza a importância de inserir psicólogos(as) nas escolas e promover espaços de saúde mental para que a comunidade escolar possa aprender sobre e expressar seu sofrimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11228_TB2938_12052023132418.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA SIQUEIRA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA"
    "autor_email" => "barbarasiqueira.psi@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96869
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2938
    "inscrito_id" => 11228
    "titulo" => "O LUTO COMO DEMANDA DE ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR"
    "resumo" => "O luto é um processo natural de sofrimento do ser humano, que acontece diante da vivência ou mesmo da possibilidade de vivenciar uma perda. Estes acontecimentos podem despertar emoções e reações como tristeza, aperto no peito e sensação de vazio. Somadas às demais angústias e desafios experimentados no período da adolescência, além da vulnerabilidade emocional em que muitos se encontram, este é um tema relevante para falar na escola. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de promoção de rodas de conversa sobre luto em uma escola municipal do Agreste Pernambucano. Através de escutas individuais e outras expressões de sofrimento relatadas por alunos durante projetos desenvolvidos na escola, foi possível identificar que o luto era um sofrimento recorrente, porém não expressado pelos alunos. Após identificar essa demanda, a psicóloga da escola propôs a realização de grupos sobre a temática, que tiveram mais de 60 interessados em participar. Devido à quantidade de interessados, foram realizados três grupos com média de 20 alunos de anos finais, turmas que receberam a divulgação para o momento. Cada grupo contou com quatro momentos: contrato inicial; psicoeducação sobre luto; compartilhamento de experiências ou outros conhecimentos sobre luto; produção artística sobre o que aprendeu no grupo. Como resultado, foi percebida a adesão dos participantes, tanto durante os momentos de interação do grupo, quanto durante a socialização, nos quais os participantes relataram que o momento foi de grande aprendizado, se sentiram aliviados(as), afirmando que não tinham espaço de fala fora do grupo, e gostariam de novos encontros. Há estudos publicados que indicam demanda e resultados parecidos durante intervenções escolares. Este tipo de experiência enfatiza a importância de inserir psicólogos(as) nas escolas e promover espaços de saúde mental para que a comunidade escolar possa aprender sobre e expressar seu sofrimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11228_TB2938_12052023132418.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA SIQUEIRA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA"
    "autor_email" => "barbarasiqueira.psi@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O luto é um processo natural de sofrimento do ser humano, que acontece diante da vivência ou mesmo da possibilidade de vivenciar uma perda. Estes acontecimentos podem despertar emoções e reações como tristeza, aperto no peito e sensação de vazio. Somadas às demais angústias e desafios experimentados no período da adolescência, além da vulnerabilidade emocional em que muitos se encontram, este é um tema relevante para falar na escola. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de promoção de rodas de conversa sobre luto em uma escola municipal do Agreste Pernambucano. Através de escutas individuais e outras expressões de sofrimento relatadas por alunos durante projetos desenvolvidos na escola, foi possível identificar que o luto era um sofrimento recorrente, porém não expressado pelos alunos. Após identificar essa demanda, a psicóloga da escola propôs a realização de grupos sobre a temática, que tiveram mais de 60 interessados em participar. Devido à quantidade de interessados, foram realizados três grupos com média de 20 alunos de anos finais, turmas que receberam a divulgação para o momento. Cada grupo contou com quatro momentos: contrato inicial; psicoeducação sobre luto; compartilhamento de experiências ou outros conhecimentos sobre luto; produção artística sobre o que aprendeu no grupo. Como resultado, foi percebida a adesão dos participantes, tanto durante os momentos de interação do grupo, quanto durante a socialização, nos quais os participantes relataram que o momento foi de grande aprendizado, se sentiram aliviados(as), afirmando que não tinham espaço de fala fora do grupo, e gostariam de novos encontros. Há estudos publicados que indicam demanda e resultados parecidos durante intervenções escolares. Este tipo de experiência enfatiza a importância de inserir psicólogos(as) nas escolas e promover espaços de saúde mental para que a comunidade escolar possa aprender sobre e expressar seu sofrimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.