RESUMO Este trabalho caracteriza-se por um relato de experiência sobre a realização de um minicurso pelo Google Meet cujo objetivo foi oportunizar uma formação continuada aos (as) profissionais da educação básica e alunos (as) de Licenciaturas Plenas em História e Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, alunos (as) participantes de projetos de extensão da referida instituição, como: Programa de Residência Pedagógica – Subprojeto História, Programa de Iniciação à Docência- PIBID, Projeto de Extensão História Arte-te e saberes e práticas docentes e Projeto Culturas Juvenis e pessoas da comunidade. Nele, disponibilizamos conceituações e informações acerca de algumas culturas do semiárido paraibano, através de exposição oral e dialogada e apresentação de vídeos e imagens, o que levou os (as) participantes a refletirem e perceberem que trabalhar as culturas locais são importantes para sua formação educacional e/ou docente. Assim, como alguns temas que embasarão e possibilitarão esses (as) futuros (as) profissionais da educação a trabalharem em suas localidades/ realidades alinhados ao título dessa proposta de trabalho, numa perspectiva inclusiva, onde todos, todas e todes invisíveis na escola e/ou pelo currículo escolar tenham vez, voz e visibilidade para terem, de fato, o respeito que merecem. Fizemos uso de estratégias didáticas que utilizaram as linguagens verbal e não verbal, despertando em nossos (as) cursistas várias reflexões.