Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: IDENTIDADE E DIVERSIDADE: CULTURAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO- RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM MINICURSO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97565
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3878
    "inscrito_id" => 4784
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: IDENTIDADE E DIVERSIDADE: CULTURAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO- RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM MINICURSO"
    "resumo" => "RESUMO Este trabalho caracteriza-se por um relato de experiência sobre a realização de um minicurso pelo Google Meet cujo objetivo foi oportunizar uma formação continuada aos (as) profissionais da educação básica e alunos (as) de Licenciaturas Plenas em História e Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, alunos (as) participantes de projetos de extensão da referida instituição, como: Programa de Residência Pedagógica – Subprojeto História, Programa de Iniciação à Docência- PIBID, Projeto de Extensão História Arte-te e saberes e práticas docentes e Projeto Culturas Juvenis e pessoas da comunidade. Nele, disponibilizamos conceituações e informações acerca de algumas culturas do semiárido paraibano, através de exposição oral e dialogada e apresentação de vídeos e imagens, o que levou os (as) participantes a refletirem e perceberem que trabalhar as culturas locais são importantes para sua formação educacional e/ou docente. Assim, como alguns temas que embasarão e possibilitarão esses (as) futuros (as) profissionais da educação a trabalharem em suas localidades/ realidades alinhados ao título dessa proposta de trabalho, numa perspectiva inclusiva, onde todos, todas e todes invisíveis na escola e/ou pelo currículo escolar tenham vez, voz e visibilidade para terem, de fato, o respeito que merecem. Fizemos uso de estratégias didáticas que utilizaram as linguagens verbal e não verbal, despertando em nossos (as) cursistas várias reflexões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4784_TB3878_10122023233228.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS KLEBER SOBRAL CORLETT"
    "autor_nome_curto" => "PROFº KLEBER"
    "autor_email" => "klebercorlett@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97565
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3878
    "inscrito_id" => 4784
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: IDENTIDADE E DIVERSIDADE: CULTURAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO- RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM MINICURSO"
    "resumo" => "RESUMO Este trabalho caracteriza-se por um relato de experiência sobre a realização de um minicurso pelo Google Meet cujo objetivo foi oportunizar uma formação continuada aos (as) profissionais da educação básica e alunos (as) de Licenciaturas Plenas em História e Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, alunos (as) participantes de projetos de extensão da referida instituição, como: Programa de Residência Pedagógica – Subprojeto História, Programa de Iniciação à Docência- PIBID, Projeto de Extensão História Arte-te e saberes e práticas docentes e Projeto Culturas Juvenis e pessoas da comunidade. Nele, disponibilizamos conceituações e informações acerca de algumas culturas do semiárido paraibano, através de exposição oral e dialogada e apresentação de vídeos e imagens, o que levou os (as) participantes a refletirem e perceberem que trabalhar as culturas locais são importantes para sua formação educacional e/ou docente. Assim, como alguns temas que embasarão e possibilitarão esses (as) futuros (as) profissionais da educação a trabalharem em suas localidades/ realidades alinhados ao título dessa proposta de trabalho, numa perspectiva inclusiva, onde todos, todas e todes invisíveis na escola e/ou pelo currículo escolar tenham vez, voz e visibilidade para terem, de fato, o respeito que merecem. Fizemos uso de estratégias didáticas que utilizaram as linguagens verbal e não verbal, despertando em nossos (as) cursistas várias reflexões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4784_TB3878_10122023233228.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS KLEBER SOBRAL CORLETT"
    "autor_nome_curto" => "PROFº KLEBER"
    "autor_email" => "klebercorlett@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO Este trabalho caracteriza-se por um relato de experiência sobre a realização de um minicurso pelo Google Meet cujo objetivo foi oportunizar uma formação continuada aos (as) profissionais da educação básica e alunos (as) de Licenciaturas Plenas em História e Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, alunos (as) participantes de projetos de extensão da referida instituição, como: Programa de Residência Pedagógica – Subprojeto História, Programa de Iniciação à Docência- PIBID, Projeto de Extensão História Arte-te e saberes e práticas docentes e Projeto Culturas Juvenis e pessoas da comunidade. Nele, disponibilizamos conceituações e informações acerca de algumas culturas do semiárido paraibano, através de exposição oral e dialogada e apresentação de vídeos e imagens, o que levou os (as) participantes a refletirem e perceberem que trabalhar as culturas locais são importantes para sua formação educacional e/ou docente. Assim, como alguns temas que embasarão e possibilitarão esses (as) futuros (as) profissionais da educação a trabalharem em suas localidades/ realidades alinhados ao título dessa proposta de trabalho, numa perspectiva inclusiva, onde todos, todas e todes invisíveis na escola e/ou pelo currículo escolar tenham vez, voz e visibilidade para terem, de fato, o respeito que merecem. Fizemos uso de estratégias didáticas que utilizaram as linguagens verbal e não verbal, despertando em nossos (as) cursistas várias reflexões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.